A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Muriaé celebrou seus 50 anos de fundação em uma solenidade emocionante realizada na sede da instituição.
O evento reuniu dezenas de autoridades, colaboradores, parceiros e familiares, que prestigiaram meio século de trabalho dedicado à inclusão, cuidado e desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Durante a celebração, o atual presidente da APAE, Dr. Ênio, destacou em seu discurso o papel fundamental que a instituição exerce na sociedade muriaeense. Ele reforçou que a APAE vai além do atendimento especializado, sendo um pilar de acolhimento, respeito e transformação de vidas. "Celebrar 50 anos é reafirmar nosso compromisso com a dignidade humana e com um futuro mais inclusivo", disse o presidente. Em reconhecimento ao trabalho de toda a equipe, funcionários também foram homenageados, representando a dedicação e o amor envolvidos na missão da instituição.
Também foram homenageados os presidentes da APAE: Marcos Guarino de Oliveira, presidente de 2000 a 2004. Messias Soares Vardiero, que presidiu de 2005 a 2007, de 2007 a 2010, de 2014 a 2016 e de 2017 a 2019 e Maria Vitória do Amaral Braz, presidente de 2011 a 2013.
Foram homenageados colaboradores que atuam na APAE, desempenhando o trabalho com lealdade ehumanismo: "Antes de qualquer outra homenagem, iniciamos com um agradecimento mais que especial aos colaboradores da APAE de Muriaé - profissionais que são verdadeiramente os alicerces dessa história de 50 anos.
São eles que, com mãos que acolhem, corações que abraçam e um amor que transborda no dia a dia, mantêm viva a missão da nossa instituição. Eles estão em todos os setores: nas salas de aula, nas terapias, na recepção, na limpeza, na cozinha, no administrativo - sempre prontos, sempre presentes.
Esses colaboradores não apenas executam tarefas: eles vivem a APAE. Transformam desafios em soluções, lágrimas em sorrisos, e fazem da rotina um verdadeiro exercício de amor ao próximo.
A vocês, colaboradores que fazem parte desta jornada, nossa profunda gratidão, reconhecimento e carinho. Sem vocês, nenhum capítulo dessa história teria sido escrito.Vocês não são parte da história. Vocês são a história.
Também foram homenageadas pessoas que doam mais que recursos: doam tempo, talento, carinho e compromisso como: Maria Stela Cerqueira Dornelas, Daniel Fioravante Barbosa, Geraldo da Silva Bernardes, Zulmira Bicalho Dias, João Carlos Corrêa Dr. Joaquim Nunes, Luciana Catta Preta Canedo e em memória de Mônica Vidón que recebeu a homenagem através de seu irmão José Geraldo Alvarenga Júnior.
Um dos momentos mais marcantes da comemoração foi a exibição de um vídeo institucional, que emocionou o público ao mostrar a rotina da APAE, os serviços oferecidos nas áreas de saúde, educação e assistência social, e os impactos positivos na vida de centenas de pessoas e suas famílias.
Diversas empresas foram homenageadas que sempre foram fundamentais para a continuidade e o fortalecimento dos serviços oferecidos pela instituição: Energisa, representada por Matheus Pena Lacerda, Laticínios Porto Alegre, representado por Arthur Faustoe Sicredi, representado por Laoni da Cunha.