Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 04/03/2011 às 14h56

Comissão de Direitos Humanos da OAB visita Penitenciária de Muriaé

Visita tem como objetivo fiscalizar tratamento da diretoria com detentos da região

Uma comissão formada membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de Muriaé, realizou na manha da última segunda-feira uma visita a Penitenciária Regional do município. A intenção era assegurar que os direitos dos presos estão sendo cumpridos, como exige a legislação dos direitos humanos e como a diretoria da penitenciária tem trabalhado para que ela seja respeitada.

De acordo com a presidente da OAB de Muriaé, Ana Paola Medeiros de Oliveira Carneiro, além de fiscalizar, a comissão também conversou com os detentos e analisou a situação deles com relação á justiça. "Ouvimos os presos, oferecemos ajuda jurídica para acompanhar os casos que estão envolvidos e garantimos os seus direitos perante a lei", afirma.

Para o Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Dr. Cristiano de Assis, a classificação da visita foi boa, contudo, ela pode se tornar excelente quando se trata da ressocialização dos detentos. "Por ser a primeira visita, ela está sendo bem proveitosa. Fazemos o reconhecimento do trabalho dos agentes e da direção do presídio. Estamos aqui para somar esforços e ajudar os sentenciados."

Prestes a completar cinco anos, a Penitenciária Regional de Muriaé oferece serviços que ajuda na recuperação dos presos, para que eles saiam da prisão com uma visão diferente de quando entrar. Diretora de Atendimento e Ressocialização, Maria da Consolação Freitas diz que o trabalho é constante. Segundo ela, são oferecidas oficinas de aprendizado aos detentos e oportunidades para desenvolverem algum tipo de ofício. Atualmente foi implantado na penitenciária um coral, por incentivo do Juiz da Vara de Execuções, Dr. Luiz Fernando Nigro Correa.

Sobre a visita da Comissão de Direitos Humanos, Maria da Consolação se mantém otimista. "Essa visita foi positiva. Estamos aqui para sempre melhorar nosso atendimento de acordo com os designos da lei."



Gazeta de Muriaé
HPMAIS