Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 17/11/2024 às 17h56

Câmara aprova projeto que dispensa pedido médico para realização de Mamografia

O projeto de Lei Nº 287/2024, de autoria do Vereador Reginaldo Roriz (SOLIDARIEDADE), institui a dispensa do pedido médico para realização de mamografia de rastreamento do câncer nas mulheres que se encontram na idade acima de 40 anos, a cada dois anos, na Rede Pública de Saúde de Muriaé.

Segundo o autor, o projeto “tem por finalidade facilitar e ampliar o acesso das mulheres para a realização de exame de mamografia ao rastrear ativamente o câncer de mama, incentivando, assim, a realização de exames preventivos para a detecção precisa da doença”.

O vereador afirma que “a organização mundial de saúde preconiza que 70% das mulheres tenham acesso ao exame de mamografia, porém, no Brasil, pouco mais de 20% têm acesso a esse exame” e que “25% das mulheres são acometidas pela neoplasia maligna de mama antes dos 50 anos de idade, ou seja, o Brasil se encontra muito abaixo do que preconiza a OMS para a realização do rastreio do câncer de mama através da mamografia”.

Reginaldo acredita que “a dificuldade que as mulheres enfrentam para conseguir realizar a mamografia é uma das principais razões para esse descompasso entre a recomendação da OMS e a realidade da saúde pública no Brasil”. Por isso, ele propôs o projeto buscando “dispensar as mulheres de terem que conseguir pedido médico para a realização deste exame, uma vez que são notórias as dificuldades de agendamento de consulta com mastologista através do SUS”. 

                                    image



Gazeta de Muriaé
HPMAIS