Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 15/03/2024 às 10h27

Câmara aprova realização de inventário das árvores de Muriaé

Na sessão da Câmara desta semana (11/03), os vereadores aprovaram, dentre outros projetos, o que regulamenta a realização de um inventário de arborização urbana de Muriaé, mapeando todos os exemplares existentes, suas especificações, localizações e condições. Também aprovaram a destinação de recursos para obras no Cruzeiro Atlético Clube de Muriaé e o presidente Dr. Gerson Varella Neto deu posse a três novos membros do Parlamento Jovem da Câmara de Muriaé.

Inventário das árvores vai possibilitar mapear a vegetação urbana de Muriaé

Depois das fortes chuvas em Muriaé que resultaram na queda de muitas árvores pela cidade, tanto na área urbana, quanto rural, os vereadores aprovaram a realização de um inventário de arborização urbana de toda a cidade, mapeando os exemplares de relevante valor histórico e paisagístico do município.

Segundo o Projeto de Lei 046/2024, de autoria da Vereadora Drª Miriam Facchini, entende-se por inventário da arborização urbana ou levantamento arbóreo, a coleta e pesquisa, a quantificação e qualificação de uma determinada área vegetada, através do uso de técnicas estatísticas de amostragem ou censo. Ele especifica também que deverá constar neste inventário, minimamente, a localização dos exemplares, espécies e verificação do estado fitossanitário do exemplar, identificando pragas ou outros problemas que podem arriscar sua saúde.

Segundo a autoria, o inventário é "importante para que a cidade possa controlar a evolução da distribuição territorial de árvores no município, identificando espécies que merecem intervenção, seja pela poda (considerando riscos à flação elétrica ou aos pedestres e carros que transitam/estacionam em baixo destas árvores) ou remoção".

A vereadora, autora do projeto, também explica que "o inventário facilita, a longo prazo, as respostas aos pedidos feitos por munícipes e antecipa as demandas populares, portanto, tem impacto positivo em dar celeridade nos processos burocráticos da Administração Pública. Além do mais, pode ser usado como indicador de áreas que poderiam receber plantios por decorrência da baixa densidade arbórea, portanto, seria utilizado também para controle municipal da população arbórea, embasando um estudo incentivando os plantios e preservação de áreas verdes".
image



Gazeta de Muriaé
HPMAIS