Com a chegada dos períodos chuvosos, característicos do verão, o Hospital do Câncer de Muriaé reforça a importância da prevenção contra a Dengue, uma doença séria transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
A Dengue, cuja transmissão ocorre pela picada do mosquito fêmea infectado, é uma enfermidade que demanda atenção devido aos seus sintomas que podem se manifestar entre 4 a 10 dias após a infecção, incluindo febre alta, dores no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, náuseas e vômitos, cansaço e manchas vermelhas na pele.
Segundo a Coordenação de Vigilância Ambiental e Epidemiológica de Muriaé, há uma previsão de aumento dos casos neste período, tornando crucial a conscientização e a adoção de medidas preventivas por parte da população.
Em paciente oncológicos, é preciso uma atenção especial, especialmente em casos de tumores hematológicos como leucemias, linfomas e mieloma múltiplo. Indicamos que usem repelente para afastar ainda mais esta ameaça.
Além disso, é fundamental que a comunidade esteja atenta aos sintomas da Dengue e, ao identificar qualquer sinal, busque imediatamente atendimento médico.
O Hospital do Câncer de Muriaé reitera seu compromisso com a saúde pública e reforça a importância da prevenção como a melhor forma de combate à Dengue.
Att,
Mariana Balduci Rezende Pires
Assessora de Comunicação do Hospital do Câncer de Muriaé