Nesta quinta-feira, 21/12, o secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Gustavo Valadares, visitou a Fundação Cristiano Varella (FCV) que mantém o Hospital do Câncer de Muriaé. A convite do deputado estadual Grego da Fundação (PMN), o secretário foi recebido pelo idealizador da instituição, Lael Varella, o deputado federal Misael Varella (PSD) e a diretoria da FCV.
Gustavo Valadares se comprometeu a rever atrasos no repasse de recursos do Governo do Estado à Fundação. "Vou sugerir à secretaria de Estado de Saúde uma via especial na tramitação de pagamento de verbas aos grandes complexos de saúde. Unidades como a Fundação Cristiano Varella precisam de um atendimento
preferencial diante das demandas do estado ", destacou.
O secretário de Estado do governador Zema também expressou apoio à expansão de unidades da FCV nos municípios de Manhuaçu e Ubá. "Estruturas como essa devem ser multiplicadas no estado. Vamos criar caminhos para que isso se torne realidade", defendeu.
A transferência de tratamento oncológico de Muriaé para Ponte Nova também fo abordada durante a visita. Prefeitos, vereadores, secretários municipais e lideranças de municípios da microrregião de Viçosa que estão impedidos de encaminhar novos pacientes para a Fundação manifestaram insatisfação. "O hospital de Ponte Nova oferece uma boa estrutura em outras especialidades, mas não é referência no tratamento do câncer como a FCV. Por isso estamos pedindo o retorno para Muriaé", reivindicou Ricardo (DEM), prefeito de Cajuri.
O deputado Grego da Fundação também reforçou o pedido para que a FCV volte a oferecer assistência oncológica integral para novos casos à população dos nove municípios. "Diariamente somos procurados por prefeitos, vereadores, lideranças e pela população dos municípios que deixaram de ser atendidos pela Fundação. Há um apelo dos pacientes e familiares para retornar o atendimento na Fundação e precisamos ouvir essas pessoas", disse o deputado Grego da Fundação. Gustavo Valadares também se comprometeu a debater com o Governo de Minas a possibilidade de rever a decisão.
Comunicação do deputado estadual Grego da Fundação (PMN)
(vice-líder do Bloco Governista Minas em Frente ALMG)