Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 23/11/2023 às 17h38

Calor intenso aumenta risco de deterioração dos alimentos

Cuidados especiais para manter a qualidade dos alimentos no calor e evitar doenças

BELO HORIZONTE (23/11/23) - O calor intenso dos últimos dias tem exigido das pessoas uma série de cuidados para não prejudicar a saúde. E a alimentação é fundamental nesse processo, principalmente porque as temperaturas mais elevadas são propícias para a proliferação de micro-organismos, que podem causar diversos tipos de doenças. Portanto, em épocas muito quentes é preciso atenção redobrada no consumo de alimentos e de água.

nutricionista e técnica em Bem-estar Social do Plantão Técnico da  Samira Tanure, diz que o calor intenso pode afetar a qualidade dos alimentos. "Nas altas temperaturas, a gente vê que a durabilidade de frutas, legumes e vegetais, que compramos, Oem casa   se não seguir todos os cuidados de higiene necessários. O ideal é que a gente faça esse no sssmdeterioraçãoelevando a possibilidade do surgimento de como as deixar as na geladeira. A sobra de alimentos  deve ser para ser consumida Além da manipulação inadequada dos alimentos, a falta de higiene das mãos é outro erro que pode levar a uma ocorrência de  sabão", salienta a nutricionista.

As frutas e verduras devem ser bem lavadas, esfregando esses alimentos para retirar os resíduos orgânicos. Depois deixe elas de molho por 15 minutos em água com cloro e enxágue ao final. "Devemos estar atentos ao ? binomio tempo-temperatura´, dois fatores importantes no preparo das refeições. O tempo máximo de exposição de um alimento cru a temperatura ambiente não pode ultrapassar meia hora", alerta a bem-estar social da Emater-MG.

Alimentação especial

Para quem se alimenta fora de casa, os cuidados devem ser redobrados. Fique atento à refrigeração e preparo do alimento. "Comidas de rua, especialmente, devem ser evitadas, pois em geral nesses locais não é possível manter a refrigeração adequada. Sem falar que a procedência dos alimentos e a higiene em sua preparação são desconhecidas", chama a atenção a nutricionista.

Assessoria de Comunicação - Emater-MG



Gazeta de Muriaé
HPMAIS