No próximo dia 21 de setembro, a Câmara Municipal de Muriaé dará posse aos 17 vereadores jovens eleitos em suas escolas e seus 17 suplentes. O Parlamento Jovem de Muriaé, instituído pelo projeto de Lei Nº 125/2023 de autoria do Vereador Delegado Rangel (PSB), como parte da Escola do Legislativo, já está se tornando uma realidade.
O Parlamento Jovem possibilita adolescentes se tornarem Jovens Vereadores, exercendo um mandato simulado, possibilitando ao estudante atuar como um vereador da cidade, que são os representantes da população e responsáveis por discutir e votar matérias que regulam todo o funcionamento de um Município.
Após aprovação do projeto, o trabalho se iniciou com a formação de uma Comissão formada por representantes das escolas públicas e privadas, secretaria municipal de Educação, Superintendência Regional de Educação e grupos jovens que definiu como se daria o processo de seleção dos jovens vereadores.
Em seguida, foram abertas as inscrições para o credenciamento das escolas interessadas em participar desta iniciativa. Aderiram ao projeto, as escolas estaduais Candido Portinari, Desembargador Canedo, Engenheiro Orlando Flores, Olavo Tostes, Prof. Orlando de Lima Faria e as escolas particulares Equipe, Ômega e Escola São Paulo.
A partir daí, comissão organizadora e escolas iniciaram o processo de eleição dos jovens vereadores que deveria se passar pela apresentação de um anteprojeto por parte de cada aluno candidato e de uma escolha democrática e justa, baseada em critérios definidos pela direção da escola. Portanto, o processo nas escolas passou pelo período de candidatura, apresentação de propostas, campanha, votação e eleição dos representantes.
Em meio ao processo, algumas escolas levaram seus alunos à Câmara Municipal para conhecer o plenário, os gabinetes e estabelecerem contatos com os vereadores eleitos para, por meio deles, conhecerem o funcionamento e a importância do legislativo municipal.
Os 17 vereadores jovens eleitos e seus suplentes, serão diplomados nesta quinta-feira, dia 21, no plenário da Câmara de Muriaé e serão apadrinhados cada um por um vereador. Desta forma, após tomarem posse em janeiro, oficialmente, eles poderão utilizar os gabinetes dos vereadores padrinhos durante seus mandatos, que terá a duração de um ano.
Segue relação de vereadores jovens eleitos e seus suplentes eleitos por escola participante:
? Escola Municipal Cândido Portinari
Vereadora:
Ester dos Santos Peixoto
Suplente:
Eloá da Silva Oliveira
? Escola Estadual Desembargador Canedo
Vereadores:
Gabrielly Adamantino de Jesus
Sophia Belga Goulart
Suplentes:
João Gabriel Souza Rocha
Maria Julia Venâncio
? Escola Estadual Engenheiro Orlando Flores
Vereadores:
Abrão de Assis Gonçalves
Eden Afonso Vieira Oliveira
Suplentes:
Geovane Mariano da Silva Jùnior
Leticia Ferreira Coelho
? Escola Estadual Olavo Tostes
Vereadores:
Déborah Cardoso Alvarenga
Nicole Bernardes Loures
Suplentes:
Maryeva Rodrigues de Oliveira
Lucas Albuquerque Dias
? Escola Estadual Prof. Orlando de Lima Faria
Vereadores:
Rayssa Vitória de Souza Angelim
Analúcia Duarte Cirelli
Suplentes:
Felipe Pinheiro da Silva
Monalisa de Souza Berriel
? Colégio Equipe de Muriaé
Vereadores:
Evelin de Paula Monteiro
Isabella Vieira Silva
Suplentes:
Angelina Barbosa de Paula
Mateus Amaro da Silva
? Colégio Ômega
Vereadores:
Felipe Lopes Couri
Juliana de Paula Oliveira Silva
Suplentes:
Helena Rufino Araújo
Paola Gonçalves Reis
? Escola São Paulo
Vereadores:
João Marcos da Silva Oliveira
Rebeca dos Santos Braga
Mariana Neves de Oliveira
Suplentes:
Ana Clara Cerqueira
Gabriela Bittencourt Henrique Silva
Jeovanna Fernanda Correia Vardiero