Em 10/02/2011 às 10h17
Em busca de uma vaga
A procura por uma vaga no mercado e trabalho tem sido grande, mesmo com o crescimento dos empregos formais no município. Muitos ainda não conseguem ingressar no mercado de trabalho por serem inexperiêntes. Atualmente no Sine de Muriaé, mais de 40 mil pessoas estão cadastradas. Número que corresponde cerca de 40% da população da cidade.
Para Ouro Preto, a dificuldade para conseguir uma vaga é simples. Ele afirmou que o contraste é principalmente devido à falta de capacitação profissional, inclusive para preencher os pré-requisitos básicos exigidos pelo empregador. "A mão de obra em Muriaé não está acompanhando o crescimento [da procura de mão de obra]. Na verdade são vários fatores que influenciam. Como a renda per-capita de Muriaé que é baixa, além de ter aumentado a exigência profissional no mercado de trabalho, ou seja, é uma gangorra", explicou.
Tal característica só torna a disputa por uma vaga ainda mais acirrada, por isso o responsável pelo setor do Sine diz que a pessoa que busca um emprego imediato precisa ter foco na área que pretende atuar e principalmente ser "o profissional" que os empregadores procuram.
Ouro Preto disse ainda que o perfil de trabalhador ideal mais procurado em Muriaé é aquele que traz a solução, e não o problema. "Não exclusivamente em Muriaé, mas percebemos que uma demanda no Brasil inteiro é a necessidade de profissionais que tenham iniciativa. Quanto à qualificação profissional ele é bem claro: se não houver escolaridade e algumas especializações técnicas é praticamente impossível inserir em uma empresa".
"A dica é que se a pessoa pretende entrar no setor de confecção, que é a área de maior disponibilização de emprego, então que faça um curso de costura, pelo menos, porque nenhuma confecção tem tempo para poder ensinar. Caso a área de atuação seja um cargo de vendas, o curso de informática é imprescindível", revela.
Já os auxiliares administrativos, além da informática, é importante um curso básico de contabilidade, segundo Ouro Preto.
Outro fator que comprova a carência de qualificação é o perfil dos desempregados. No site do Sine é possível, como empregador, fazer uma busca de currículos das pessoas cadastradas.
O Sine de Muriaé funciona de 8 às 17 horas,sem intervalo de almoço, na agência UAI (Unidade de Atendimento Integrado), localizada na Avenida JK n°1377. Lá é possível ter orientação profissional e fazer um cadastro de procura de emprego e conferir a listagem de vagas disponíveis. Para isso, basta levar a carteira de trabalho, documento de identidade e CPF. Dentre tantos empecilhos, essa pode ser uma ajuda simples para o primeiro passo daqueles que estão desempregados.