Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 09/07/2023 às 11h23

Câmara de Muriaé está realizando credenciamento de escolas para Parlamento Jovem


O Parlamento Jovem de Muriaé começa a se tornar uma realidade! Após a aprovação do projeto de Resolução, de autoria do Vereador Delegado Rangel (PSB), o presidente Dr. Gerson Varella Neto nomeou a comissão formada por representantes das escolas públicas e particulares, dos órgãos de gestão na área de educação e organizações jovens que vem definindo todo processo de eleição dos vereadores jovens de Muriaé. E o primeiro passo já está acontecendo que é o credenciamento das escolas que deve ser feito no site da Câmara até o dia 9 de julho.
O Parlamento Jovem será formado por 17 adolescentes de 12 a 17 anos, residentes e regularmente matriculados em escolas públicas ou particulares de Muriaé. Ele terá caráter educativo, visando possibilitar a vivência do processo democrático, com eleição e exercício de mandato simulado, sem qualquer tipo de remuneração. 
O projeto Parlamento Jovem será dividido no ano em duas etapas; sendo a primeira destinada ao processo de seleção dos jovens vereadores e a segunda voltada ao exercício do mandato simulado dos eleitos. 
Compõem a Comissão Organizadora do Parlamento Jovem:
- Carlos Magno de Melo Nóbrega, Sérgio Cerqueira e Iasmin Rodrigues, representando a Câmara Municipal;  
- Andrea Barbosa, representando a Secretaria Municipal de Educação;
- Dinorá Braga, representando a Superintendência de Ensino do Estado;
- Wagner Rocha (EE Desembargador Canedo) e Ivonete Andrade (EE Engenheiro Orlando Flores), representando as escolas públicas;
- João Cleber da Silva (Colégio Equipe) e Nicodemos Couto (Escola São Paulo), representando as escolas particulares;
- Natan Valentim, José Luan Balbino Rani Mello, representando a Rede Cidadania;
- e Evandro Silva, representando o Conselho do Setor de Juventude.
Este Conselho deve oferecer às escolas interessadas orientações quanto à melhor forma de participação e estabelece os critérios para classificação e escolha dos estudantes, titulares e suplentes, que integrarão o Parlamento Jovem e composição da mesa que presidirá a sessão de instalação e posse. 
A comissão também será responsável por disponibilizar aos interessados apoio e orientação sobre a composição e o funcionamento do Parlamento Jovem, bem como sobre os procedimentos legislativos, preparando e divulgando os atos, definindo o cronograma e elaborando os roteiros para a realização das atividades, inclusive, quanto às sessões e audiências públicas, determinando os respectivos quantitativos, datas e horários, conforme critérios de conveniência e oportunidade. 
A escola interessada deverá se credenciar no site da Câmara até o dia 9 de julho (www.camaramuriae.mg.gov.br) e sob a orientação da Comissão realizar eleição interna dos estudantes que serão indicados para compor o Parlamento Jovem. O processo eletivo será estabelecido pela Direção de cada escola, observadas as seguintes condições expressas na Resolução 404 (disponível no site) para candidatura:

Autor: Nolasco



Gazeta de Muriaé
HPMAIS