Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 05/06/2023 às 17h38

CBA é patrocinadora da 11ª edição do Gastronomia na Serra

No evento, Programa de Educação Ambiental da Companhia levou oficina infantil e apresentou ao público ações socioambientais desenvolvidas na região

 

No mês de junho, Pirapanema, distrito de Muriaé, entra em destaque na região com o Gastronomia na Serra, um dos principais eventos do circuito cultural da Zona da Mata mineira. Chegando à 11ª edição em 2023, o Festival foi realizado entre os dias 1º e 4. A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) manteve o seu tradicional patrocínio ao evento, levando ao público apresentações sobre os seus projetos desenvolvidos junto à região, além de uma oficina interativa para crianças, com foco na preservação ambiental e na sustentabilidade.

Na ocasião, a comunidade de Pirapanema e todo o público do Festival puderam visitar o stand da CBA, para conhecer o seu trabalho socioambiental, além de saborear o café produzido pela empresa nas áreas mineradas, as quais foram reabilitadas, permitindo o plantio desta tradicional cultura da região.

A reabilitação da área minerada traz melhorias ambientais e de produtividade no campo, devolvendo aos produtores rurais a terra em condições iguais ou melhores que as de origem, possibilitando a atividade de mineração sem interferir na vocação do meio rural.

O processo se inicia com a reconformação topográfica, repondo a curvatura natural do relevo da Zona da Mata mineira, e o retorno do solo rico, reservado e armazenado no processo de extração de bauxita. Na sequência, é feito o preparo do solo, com adubação orgânica e mineral. Por fim, há o plantio de culturas agrícolas, florestais ou espécies nativas, utilizando das melhores técnicas desenvolvidas em conjunto com a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

No último dia do evento, o Programa de Educação Ambiental (PEA) trouxe uma oficina lúdica para as crianças, promovendo atividades, brincadeiras e dinâmicas para ensinar a se divertir cuidando da natureza.

O gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata mineira, Christian Fonseca de Andrade, relata que o Festival é importante para o desenvolvimento do distrito de Pirapanema, a cultura e a gastronomia regionais.

"Temos orgulho de participar do Festival desde a primeira edição. Para nós, é um momento muito importante de interação com a comunidade e uma oportunidade de trazermos, na prática, os benefícios gerados a partir da Mineração Sustentável realizada pela CBA. Ressalto, ainda, o protagonismo da comunidade de Pirapanema e a condução da Fundarte em prol do desenvolvimento regional neste festival, que é um marco no calendário cultural da região", destaca.

O Gastronomia na Serra é promovido pela Prefeitura de Muriaé, por meio da Fundação de Cultura e Artes (Fundarte).

Programa de Educação Ambiental - PEA

Desenvolvido há 22 anos pela CBA, o PEA é uma iniciativa que tem o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o meio ambiente, além de ajudar na sua conservação, utilização sustentável e na busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta. Desde o início de sua atuação, a iniciativa já contou com a participação de mais de 145 mil pessoas em Minas Gerais, onde a Companhia possui, há mais de 80 anos, suas minerações de bauxita em operação.

Programa Ecos da Mata e o Gastronomia na Serra

Desde a primeira edição, a CBA apoia o Gastronomia na Serra, projeto idealizado pela comunidade de Pirapanema no ambiente de promoção do desenvolvimento sustentável durante o Programa Ecos da Mata, desenvolvido pela Empresa na região entre os anos de 2011 e 2013, com a participação de lideranças formais e informais de nove municípios da região: Cataguases, Descoberto, Fervedouro, Itamarati de Minas, Miradouro, Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre.

O Ecos da Mata foi idealizado com o intuito de colaborar com a dinamização socioeconômica e ambiental da Zona da Mata mineira, a partir do engajamento e do envolvimento de integrantes do poder público, setor privado e ONG´s.
image

Sobre a CBA

Desde 1955, a CBA - Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida através de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio. 

Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3 e ingressou na carteira do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial - no seu primeiro ano de elegibilidade. Com receita líquida de R$ 8,8 bilhões em 2022 e R$ 1,6 bilhão de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceria com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade. 

Quer saber mais? Acesse www.cba.com.br.

 

Assessoria de Imprensa - Ideia Comunicação Empresarial



Gazeta de Muriaé
HPMAIS