Em 25/01/2007 às 07h01
Devido ao problema ocorrido na BR 356, na altura do distrito de Pirapanema, decorrente das fortes chuvas que caíram em nossa região nas ultimas semanas, parte da estrada foi seriamente danificada, ocasionando no bloqueio da mesma. A rodovia é muito utilizada por ligar cidades importantes da Zona da Mata entre si e ser o principal acesso à capital mineira.
Quase 100 metros de distância do asfalto foi prejudicado, levando a improvisação de um desvio no local, para que o trânsito pudesse voltar a fluir normalmente.
A equipe da Gazeta de Muriaé esteve com o Prefeito de Rosário da Limeira, Cristóvam Gonzaga da Luz, o principal articulador da obra, que falou dos problemas enfrentados nesses últimos dias.
- A história dessa estrada BR-356 me deixou chocado quando fui a Muriaé na ultima semana, mais precisamente quinta-feira, e passando pelo local da BR afetado, foi necessário que os passageiros que estavam comigo tivessem que descer do carro para que fosse possível atravessar, pois havia cedido uma distância de 80 m em todo o asfalto.
Retornando a Rosário da Limeira, o Prefeito telefonou para os prefeitos da região preocupado com o que poderia haver futuramente. Já na sexta-feira, foi possível um maior contato com demais autoridades, como o Dr. Francisco Ofeni, Secretario de Agricultura de Muriaé e o DNIT, que já vinha tomando algumas providências: “Vejo isso como um caso muito grave, que necessita maiores providências e tenho como solução fechar o trânsito naquele local até construirmos um desvio, porque pode acontecer uma tragédia a qualquer momento”, comentou Cristóvam. O trecho da rodovia está cedendo e não há reparo que possa ser feito para que o asfalto volte a funcionar.
Após procurar o Promotor no Fórum de Muriaé, o Prefeito de Rosário da Limeira esteve em contato com o Senhor José Braz e este se prontificou a mandar uma máquina para tentar solucionar o problema.
Já no dia seguinte, sábado, reuniu os funcionários e as máquinas disponíveis da prefeitura, o Consórcio Mirai se prontificou também a ajudar, conseguindo cinco caminhões de saibro para que fosse colocado sobre o trecho utilizado como desvio e foi trabalho para todo o sábado e parte de domingo, assim, concluindo o desvio, possibilitando o tráfego naquele local.
- Caso não tivéssemos tomado essa atitude, hoje não teríamos condições para trafegar naquele ponto, impossibilitando o trajeto de todos, uma vez que o asfalto cedeu mais de 80 cm.
Segundo o Prefeito, essa foi uma vitória muito grande, na qual se empenhou o máximo para ter uma solução que resolvesse este problema. “Essa é uma estrada que atende a população de Ervália, Rosário da Limeira, São Sebastião da Vargem Alegre e Viçosa, ou seja, é um trecho muito utilizado e não pode ficar nestas condições; providenciamos um desvio para favorecer quem necessita passar por ali, mas aguardamos maiores providências junto ao DNIT, nossos Deputados, nossos governadores que se unam e tomem uma providência cada vez mais rápida, pois aquele desvio improvisado não é o que a BR 356 precisa; ela precisa da concretização do asfalto e principalmente da reforma da ponte da Imbaúba, que pelo fato da água estar um metro acima na estrada, os carros tiveram que passar por dentro de Rosário da Limeira”. O prefeito se referiu a um outro ponto da estrada que igualmente se encontra em péssimas condições.
O Prefeito disse sentir-se obrigado a tomar uma medida ao que aconteceu. “Pois quando o povo foi à urna para eleger um representante, ele pensou em colocar alguém que fosse capaz de tomar uma iniciativa nas horas mais necessárias; então, vejo que este é um compromisso de todos nós, pois é uma estrada utilizada por todos e uma solução deve ser tomada antes que o problema se agrave”.
Como vem fazendo em seu mandato, Cristóvão sempre está investindo na prevenção da saúde, educação e destacou que o mesmo deve ser adotado na área das estradas, deixando o resto para o Governo Federal e Estadual para que concretizem as obras.
Já estão tomando providência para os reparos dessa estrada, mas não poderá ser tão rápido, porque as águas estão caindo e o reparo que precisa ser feito, não pode ser realizado neste período.
“Esse improviso de fazer um desvio não pesou para a Prefeitura e também será tomada uma providência em relação à ponte da Imbaúba. Todo esse transtorno acarretou na impossiblidade do ônibus que passa com destino a Belo Horizonte, impedindo que vários moradores da localidade dessem continuidade a sua rotina, finalizou o Cristóvam.