Em 07/02/2011 às 09h00
Eleito deputado estadual pelo segundo mandato consecutivo, Braulio Braz hoje ocupa um lugar que poucos conseguiram. Atualmente, o membro do PTB é Secretário Estadual do Esporte e da Juventude e traça metas fortes para Muriaé e região dentro do tema.
Em
entrevista ao Gazeta de Muriaé, o deputado falou um pouco sobre a sua infância,
seu gosto pela política e os projetos que conquistou para o município nos
últimos quatro anos, além de revelar o que pretende fazer para a população em
2011.
Gazeta de Muriaé_ Braulio. Você pertence a uma das famílias mais tradicionais da cidade. Como foi a sua juventude?
Braulio Braz_ Agradeço por considerar a minha família como tradicional em Muriaé, mas, tradição não se confunde com poderio econômico. Tudo começou com os meus avós, depois meus pais, que vieram de baixo e constituíram suas famílias em Muriaé. A minha infância e juventude foi toda vivida em Muriaé, estudei apenas um ano fora, e concluí os meus estudos aqui mesmo. Iniciei a minha vida empresarial aos 18 anos, na concessionária Líder Chevrolet, em 1967.
Gazeta de Muriaé_ Como surgiu seu interesse pela política?
Braulio Braz_ Sempre gostei muito de política, mas o ingresso na vida pública se deu inspirado na atitude de meu pai, de tornar-se um político depois de considerar-se realizado na vida empresarial. Agora, ele faz um governo diferenciado, onde os benefícios para os cidadãos e cidadãs são mais evidentes na sua administração. Também, considero o trabalho de um político uma atividade social, por isso, coloquei o meu nome em apreciação popular, pois entendo que buscando recursos do governo do Estado para investimentos em nossas cidades, mais benefícios viriam para toda a sociedade.
Gazeta de Muriaé_ Qual foi o momento mais difícil durante o seu primeiro mandato como deputado Estadual?
Braulio Braz_ Não houve nenhum momento significativamente difícil, pois o otimismo e a determinação de conseguir resultados sempre nortearam a minha atividade política nesses primeiros quatro anos de mandato.
Gazeta de Muriaé_ Você foi nomeado pelo governador Antonio Anastasia como Secretário de Estado de Esportes e da Juventude. Como isso se deu?
Braulio Braz_ A escolha do secretariado do Estado é uma atribuição pessoal do governador Antonio Anastasia. Como atuei ao seu lado na época em que ele era vice-governador, criamos um elo de confiança e um potencial de reconhecimento na expectativa de que possamos fazer um bom trabalho a frente da secretaria de Estado de Esportes e da Juventude.
Gazeta de Muriaé_ Quais são seus projetos para o município neste setor?
Braulio Braz_ Temos um grande projeto em andamento que é a Vila Olímpica, já em construção com uma verba conseguida por mim, como deputado Estadual, no valor de três milhões de reais. Agora, como secretário de Estado de Esportes e da Juventude, além de dar atenção à minha base política, serei responsável pelo atendimento aos 853 municípios mineiros.
Gazeta de Muriaé_ Sabemos que você pertenceu ao Paulistano. Como você tem visto a questão do estádio?
Braulio Braz_ Eu e minha família nascemos e fomos criados na Barra, por isso, as pessoas nos consideram torcedores do Paulistano. Em relação à construção de um estádio, tenho procurado há algum tempo, como deputado, trazer a questão para o Estado, no sentido de obter recursos, pelo menos uma ajuda, mas o Paulistano não possui a documentação necessária para que possamos conseguir o nosso intento. Pretendo, novamente, conseguir junto aos dirigentes do Paulistano os documentos que possibilite nossa atuação, visando o renascimento do time.
Gazeta de Muriaé_ Vemos que Muriaé tem passado por um período turbulento com o aumento da criminalidade, principalmente envolvendo menores de idade. Qual pode ser a solução para este problema?
Braulio Braz_ O aumento da criminalidade nas cidades do interior vem se afirmando em virtude do aumento do consumo de drogas, como podemos confirmar na grande maioria das notícias veiculadas. Em apenas quatro anos de mandato, consegui como deputado, junto com o prefeito José Braz, intervir no Estado e mudar radicalmente a estrutura de polícia de Muriaé, criando o 47º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, aumentar o número de contingente policial, de armamentos e inúmeros novos veículos, fato esse notório em nossa região. Com a instalação do Batalhão, houve um decréscimo em termos de índice de criminalidade violenta, durante os anos de 2009 e 2010, esses foram os menores índices apresentados no município durante os últimos dez anos e isso só vem reafirmar a importância do 47º Batalhão da Polícia Militar para Muriaé e região.
Gazeta de Muriaé_ No segundo mandato, qual será sua principal meta para Minas?
Braulio Braz_ A secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, possui projetos estruturadores que se renovam todos os anos. Quase todos sob o projeto chamado Minas Olímpica, são eles: Minas Olímpica Aprimoramento do Esporte Escolar, Minas Olímpica Bolsa Atleta, Minas Olímpica JEMG, Minas Olímpica JIMI, Minas Olímpica Nova Geração, Minas Olímpica Oficina de Esportes, Minas Olímpica Saúde na Praça e Minas Paraolímpico. Além desses projetos, temos um acordo com o governador de criar um programa a nível de todo o Estado, que seja realizado no âmbito dos quatro anos desse mandato, atualmente em fase de elaboração.
Gazeta de Muriaé_ Qual deve ser a principal preocupação dos deputados para com o povo?
Braulio Braz_ O deputado foi eleito para elaborar leis, modificá-las e fiscalizar o executivo, além disso, ele tem o dever de representar o povo, atuando junto ao governo do Estado e levando os anseios de cada região para que o poder central tome conhecimento, buscando soluções.
Gazeta de Muriaé_ Qual é a mensagem que o senhor quer deixar através da política?
Braulio Braz_ Ao exercer o cargo de deputado Estadual por quatro anos, sendo reeleito para mais um mandato, recebi, em primeiro lugar, a confiança do povo e, em segundo lugar, o reconhecimento do meu trabalho. Sei da minha responsabilidade e tenho a consciência de que devo cumprir meu papel de representar a população na área política, com a intenção de fazer a modificação necessária para que a sociedade progrida. Espelhado no prefeito José Braz, que modificou esta cidade e continua levando condições para a sociedade avançar, para os empresários produzirem mais, os trabalhadores poderem sonhar alto, o nosso legado será de construir o patrimônio do povo e por ele ser administrado. O patrimônio público pertence à população e não a quem os representa. Nós, políticos, somos passageiros e são eles que poderão desfrutar daquilo tudo que construímos a seu favor.