Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 22/09/2022 às 10h47

Programa Barraginhas e APAE são temas de grande discussão entre vereadores

Durante o primeiro expediente, o presidente da Associação Moralar Brasil (Asmolar), Mário Fernando Rodrigues, fez uma exposição sobre o trabalho que vêm realizando na região na construção de barraginhas em diversas propriedades rurais a fim de reter as incidências pluviométricas no lençol freático, proporcionando a absorção da água no próprio local de sua incidência, evitando o assoreamento, alagamentos e enchentes, já que esta água não deságue diretamente nos leitos dos rios.

O projeto envolve levantamento de nível de declividade do terreno, projeto de engenharia e intervenção com construção de curvas de nível e barramento seco das águas das chuvas. Além de evitar problemas envolvendo os cursos de água, essas barragens alimentam o lençol freático, melhorando a umidade do solo, o que resulta na qualificação da produção agropastoril. Além disso, são importantes ainda para a revitalização das nascentes d'água. A adesão dos municípios e produtores rurais a esta técnica foi tema de grande discussão e contou com apoio dos vereadores de Muriaé.

Outro tema de grande repercussão nesta sessão foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). O atual presidente da entidade, Dr. Enio Bernardo, utilizou a tribuna para apresentar a realidade da instituição que atende uma grande população carente de atendimento especial em Muriaé.  Durante sua apresentação, o presidente expôs números, discorreu sobre as dificuldades enfrentadas, a busca de apoios e os grandes desafios que ainda precisam ser superados. A situação sensibilizou os vereadores e o presidente Ciso se comprometeu em estudar a possibilidade do Legislativo efetuar um repasse de recursos ainda este ano para a instituição, assim como fez no primeiro semestre para outras entidades muriaeenses.



Gazeta de Muriaé
HPMAIS