No sábado (20), considerado Dia do Maçom, as quatro lojas de Muriaé se reuniram na AABB para um evento de comemoração e confraternização, quando também ocorreu outorga Comenda Lenine Brum Junqueira Passos, da Câmara de Muriaé efetuada pelos vereadores Anderson da Caixa e Dr. Frederico Faria.
Esta comenda foi instituída a partir do projeto de Lei, de autoria do vereador Dr. Frederico Faria, aprovado no ano passado, tonando-se a Lei Municipal 6.096/2021. Trata-se de um reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento e à grandeza do município pelos maçons que integram as quatro lojas existentes, hoje, em Muriaé.
Por indicação de seus membros, receberam a Comenda este ano:
Agripino Torres Filho
- Pela Loja Maçônica "Sereiros da Paz":
Fernando Cesar Lopes.
- Pela Loja Maçônica "Ad gloriam et Sapientiam":
Jairo Mazzini Teixeira.
- Pela Loja Maçônica "Missionários da Luz":
e Amir Lacerda.
- Pela Loja Maçônica "Labor, Força e Virtude".
A Comenda recebeu o nome de Lenine Brum Junqueira Passos por ter sido um atuante membro da Maçonaria de Muriaé, advogado criminalista e agrimensor e vereador por quatro mandatos consecutivos, representando com afinco o Distrito de Itamuri. Nos anos de 1989 e 1990, ocupou o cargo de presidente da Câmara, tendo, inclusive, em 1989, sido o primeiro do Estado de Minas Gerais a promulgar a Lei Orgânica Municipal. Posteriormente, veio a colaborar com muitos outros municípios mineiros na elaboração de suas Leis Orgânicas, dado seu vasto conhecimento político e jurídico.