Em 03/05/2022 às 17h40
O projeto já impactou cerca de 2 mil pessoas, entre jovens e adultos, e ainda ajudou na alfabetização de moradores de Miraí e região. Segundo Priscila, que cursa o 3º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), isso só foi possível com o uso da tecnologia. "Por causa da pandemia, usamos o Google Meet e algumas aulas do curso de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos para expandir o conhecimento", disse a jovem.
Inicialmente, as alunas conversaram com a direção da escola para entender os prejuízos que a pandemia havia provocado na região. "A nossa ideia foi impactar vidas de forma positiva, ser a diferença que eu desejo que o mundo seja. Então, eu e minhas amigas nos reunimos com o corpo docente da nossa escola, que nos deu apoio, e iniciamos as monitorias. Nós acreditamos que o que aprendemos, se torna parte do que somos", disse com orgulho.
Na unidade de ensino, durante o Regime de Estudo não Presencial, quando as aulas presenciais foram suspensas por causa da pandemia da Covid 19, ela auxiliou os colegas que tinham dificuldades na resolução dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) e incentivou a participação dos alunos no ensino remoto.
Fora da escola, o projeto idealizado por Priscila e as outras colegas auxiliou no processo de letramento e alfabetização de jovens e adultos. "Entramos em contato com a gestão municipal e com a igreja da cidade. Vimos a necessidade de auxiliar essas pessoas. Nós treinamos a leitura com eles e auxiliamos nas atividades que a professora passava", conta.
Chamado de "Unidos Educação Miraí", o projeto foi tão impactante que as alunas da Escola Estadual Santo Antônio foram selecionadas para participar de uma jornada da ONG Embaixadores da Educação, que impulsiona estudantes de escolas públicas como transformadores sociais, a Crie o Impossível. O Unidos Educação do Miraí é coordenado pela diretora Renata Capobianco e o professor Ricardo Silveira e foi criado a partir de uma iniciação científica desenvolvida dentro da E.E Santo Antônio.
Priscila ainda cita a importância da educação, parafraseando o educador Paulo Freire. "Acreditamos muito na importância da conexão entre pessoas e nos benefícios que essa conexão pode trazer para a sociedade.Como já dizia Paulo Freire, a educação não muda o mundo, a educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo", revelou a jovem.
A participação na jornada rendeu bons frutos e a estudante acabou sendo selecionada para representar o Brasil na premiação internacional "Prudential Emerging Visionaries", que busca destacar líderes de iniciativas comunitárias em diversos países. A equipe Unidos Educação Miraí foi contemplada com o 2° lugar do Prêmio Prudential Espírito Comunitário, representado pela fundadora Priscila Brito. A premiação recebeu cerca de duas mil inscrições de jovens voluntários de todo o país.