Em 23/12/2010 às 10h28
Com a proximidade do Natal e das festas de fim de ano, é preciso estar atento às dicas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para quem pretende pegar a estrada. Muita gente prefere dirigir à noite porque o fluxo de veículos é mais tranqüilo. Mas a baixa visibilidade e o sono aumentam o perigo de acidentes graves. Levantamento feito pela PRF mostra que as mortes são mais freqüentes durante as viagens noturnas.
A Polícia Rodoviária de Muriaé vai fazer um monitoramento na BR 116 no trecho entre Leopoldina e Fervedouro durante o período de festas. Já na BR 356, a fiscalização será entre o trevo da Líder Chevrolet até a divisa com o distrito de Raposo/RJ.
Cansaço seguido de sono, excesso de velocidade e falta de visibilidade são os fatores que colaboram para isso. "Muitas vezes ele tem menos tempo para reagir caso haja algum problema à frente, como um obstáculo ou um pedestre atravessando", diz o inspetor Guedes.
Com a chegada do natal e as festas do final do ano, o trânsito é ainda maior nas estradas, e é preciso que os motoristas redobrem a atenção.
Para diminuir os riscos é bom planejar com calma a viagem. Para caminhoneiros e pessoas que só podem dirigir à noite, a PRF dá algumas orientações para evitar acidentes.
"A falta de atenção é o maior fator de contribuição para acidentes. Recomendamos aos motoristas que mantenham uma distância segura de outros veículos. A distância imaginária de um veículo entre um carro e outro é ideal para velocidades baixas. Para velocidades maiores, a distância vai aumentando proporcionalmente até atingir cinco veículos, cerca de 30 metros", diz o inspetor.
Leia a matéria completa, incluindo, um quadro sobre os principais acidentes provocados neste época do ano, no Caderno Especial de Natal do Gazeta.