O Setor de Juventude da Fundarte está lançando o programa ‘Agentes da Quebrada’ com o objetivo de preparar e capacitar jovens para levar apoio as comunidades, possibilitando que as mesmas sejam notadas pelo poder público, mas também que possam gerar investimentos nas áreas de lazer, cultura, esporte empreendedorismo e emprego.
O nome escolhido tem o propósito de difundir a visão de que cidade e distritos são compostos, em grande parte, por territórios periféricos, também conhecidos como ‘’quebradas’’, na linguagem popular do jovem. Já a palavra que precede o título do programa ‘Agentes’, agrega a finalidade de empoderar os adolescentes sobre a responsabilidade social que devem ter com seu público.
O setor vem firmando parcerias nos distritos e bairros de Muriaé para impulsionar o projeto. Em Boa Família estreitou laços com a moradora Luciana Braga que, junto com a diretora da Escola Estadual Temístocles Eutrópio, forneceram o suporte necessário para a realização de algumas ações e cursos.
No bairro Gaspar, o apoio veio de uma moradora e da igreja Nossa Senhora de Aparecida, assim como do músico e produtor musical, Welder Costa, que oferecerá aulas de violão (iniciação básica).
Já no Aeroporto, o morador, professor e produtor cultural, Sandro Carrizo, estreitou apoio através do movimento Pró Cultura e assim vão surgindo os alicerces, como outro que veio a se consolidar no bairro Vale Verde/Padre Tiago, por meio da Associação Cultural - Ascult.
Serão cinco pontos de apoio até o final de 2021. As unidades serão locais de acolhimento e atividades relacionadas ao esporte, cultura, lazer e empreendedorismo.
O programa segue convidando moradores dos variados bairros para contribuir com ações culturais e esportivas que minimizem danos causados pela falta de acessibilidade cultural na vida de jovens em situações vulneráveis.