Os vereadores se reuniram em sessão ordinária para debater as ações e aplicação das verbas do Poder Executivo no município nos últimos anos. Aprovaram as emendas juntamente com a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2011 – LDO e ainda deixaram agendada uma reunião extraordinária para o dia 20 de dezembro, quando será definida a aprovação da alteração do Código Tributário.
Durante a sessão parlamentar, fora registrado na leitura das proposições a necessidade de duplicação da rodovia BR-356 nos quilômetros que dão acesso ao distrito de Vermelho, assim como a imprescindibilidade da implantação de uma ciclovia para o trecho, já que os moradores da localidade têm empregos em Muriaé e o trajeto apresenta alto risco de acidentes.
O vereador Sargento Joel usou a tribuna para questionar as doações de bolsa escola (estágio) pelo município, dizendo que a Secretaria Municipal de Educação precisa ampliar as vistorias aos alunos que recebem o benefício, pois segundo ele, existem jovens que obtêm o auxílio e não precisam; enquanto outros que necessitam não alcançam a oportunidade.
O parlamentar Dr. Lydio Bandeira de Melo se manifestou sobre as galerias para a Rua São Sebastião e prolongamento destas para o bairro Hélio Araújo (antigo Bico Doce) e São Gotardo, onde as cheias veem provocando a perda de móveis e utensílios domésticos nas residências fixadas no entorno. Segundo o vereador, é preciso desapropriar aqueles imóveis instalados no percurso que a tubulação precisará passar e assim fazer a canalização para eliminar o problema de enchentes no local: "A situação da Travessa Santa Rita está insuportável" relatou ele, indignado com a falta de infraestrutura.
O vereador Ademar Camerino foi solidário a causa da Rua Santa Rita e ponderou que a Prefeitura tem feito grandes obras na cidade, porém as pequenas solicitadas pelos vereadores como meios fios, limpeza de mato, não veem sendo atendidas. Ele explicou que no bairro Encoberta periodicamente se faz uma limpeza das calçadas e lotes, mas o mato e a terra são deixados em montes nas margens das calçadas, e ai, relata ele: "vem a chuva e leva tudo isto para os bueiros" avaliou ele, ressaltando: "Entope tudo e cria-se correntezas e cheias nas ruas do bairro, prejudicando as residências e deslocamento dos moradores".
Os vereadores aprovaram na penúltima reunião de 2010 o Orçamento 2011 com emendas que inserem subsídios para as instituições carentes e às policias civil e militar, asilos, clubes esportivos; com solicitações de melhorias para distritos em vias públicas e urbanas; adequação de recursos para o Hospital São Paulo, para Associações de bairro e UACEBEM; pedem também a implantação de campos de futebol, áreas de lazer e outras benfeitorias.
Dentre as aprovações, houve ainda o projeto de lei que determina que venha a chamar Escola Municipal de Educação Infantil Margarida Ferreira Amaral, a escola localizada na Rua Narciso Dias Rabelo, no bairro União; o reconhecimento do Sindicato dos Servidores Públicos de Muriaé e Região como de utilidade pública municipal; o projeto que dá denominação de bairro Porto Belo ao bairro localizado após o bairro Inconfidência; a reestruturação do Conselho Municipal de Assistência Social; a denominação de Escola Municipal Antônio Fortini, a escola que antes se chamava Escola Municipal São João do Glória, localizada na comunidade de mesmo nome, e a denominação de bairro Dair Couto de Andrade ao conhecido bairro São Gotardo.
Na próxima sessão ordinária será realizada a eleição que escolherá o novo presidente para a gestão 2011. O presidente da Câmara Municipal, Devail Correa, decidiu que será necessária uma reunião extraordinária no dia 20 de dezembro para definir o projeto que alterará o Código Tributário, no que diz respeito à adequação de impostos como IPTU e demais taxas municipais. Para tanto, eles pedirão a um técnico do poder municipal maiores informações.