Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 09/03/2021 às 15h58

Conselho de Farmácia lança programa com apoio do TJMG

Iniciativa pretende atuar na conscientização e no combate à violência doméstica

A juíza Daniela Cunha Pereira, da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Ibirité, foi uma das convidadas de uma live, na noite dessa segunda-feira (8/3), realizada pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) em comemoração pelo Dia Internacional da Mulher. Durante o evento online, o CRF lançou o programa Minas de Superação - Doses de Força e Competência, iniciativa que pretende prevenir e colaborar para o enfrentamento dos casos de violência contra a mulher.

O programa tem apoio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), e vai, entre outras medidas, conscientizar e capacitar farmacêuticos de todo o estado para a promoção dos direitos da mulher.

image


Além da juíza Daniela Pereira, a live teve participação de representantes do Conselho Regional de Farmácia e da deputada Ana Paula Siqueira

A deputada estadual Ana Paula Siqueira, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi a outra convidada da live. Em sua fala, ela mostrou as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas na ALMG e trouxe estatísticas sobre a rede de enfrentamento e os crimes. Ela também destacou a importância da educação para a mudança de mentalidade em relação à violência praticada contra a mulher.

Também participaram da live a presidente do CRF/MG, Júnia Medeiros; a vice-presidente do Conselho, Márcia Alfenas; e a farmacêutica e representante do Grupo de Trabalho Técnico da Mulher (GTTM) do CRF/MG Mariana Gonzaga, que mediou o bate-papo online .

Programa

O programa Minas de Superação vai atuar em três frentes: assistência farmacêutica na saúde da mulher, enfrentamento da violência e a mulher no mercado de trabalho. "Vamos trabalhar com foco na visão da saúde da mulher de uma forma integral. O objetivo é que os farmacêuticos acolham a vítima e saibam apontar caminhos. Queremos ir além do denuncismo, ajudando para que a vítima seja empoderada e consiga caminhar sozinha", explicou a presidente do CRF/MG, Júnia Medeiros. Assim, o CRF/MG quer se firmar como um canal de informação, capacitação e promoção dos direitos da mulher, integrando a rede de apoio já existente.

A iniciativa do CRF/MG tem apoio, além do TJMG, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), da Ordem dos Advogados do Brasil - Minas Gerais (OAB-MG) e da ALMG.

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG


Gazeta de Muriaé
HPMAIS