Funcionária do Centro tira dúvidas da população
Para conscientizar a população sobre o perigo do HIV, o Centro de Epidemiologia de Muriaé, braço da Secretaria Municipal de Saúde, realiza desde o dia 29 uma ação cujo principal objetivo e tirar dúvidas dos muriaeenses sobre as principais vias de transmissão da Aids. O evento acontece na Praça João Pinheiro e termina hoje, na data considerada o Dia Mundial do Combate à doença.
Segundo o chefe do Centro de Epidemiologia de Muriaé, Silvério Martins, são atendidas, em média, 20 pessoas por semana no centro, vindas de toda a região. O órgão atende portadores de todas as DST`s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) como a sífilis, a gonorreia e a herpes.
"A nossa principal preocupação é dar um atendimento digno para estas pessoas, passamos informações, os cuidados que devem ter, as pessoas portadoras do vírus HIV, recebem o coquetel para controle da doença, temos a preocupação em relação as infecções oportunistas, como pneumonia, tuberculose, gripe, porque a imunidade destas pessoas é muito baixa".
O Centro de Epidemiologia tem distribuído panfletos e feito explicações sobre o uso correto da camisinha, como é acontece as transmissões, os sintomas da doença, como conviver com parceiros que sejam portadores do vírus HIV, dentre outras perguntas. A ação acontece até o meio dia.
Na sexta-feira, leia mais sobre o Dia Internacional do Combate à AIDS na edição impressa do Gazeta de Muriaé, que trará o perfil do soropositivo muriaeense.