Com o objetivo de aumentar a interação entre o setor de saúde do município, a Fundação Cristiano Varella promoveu no dia 24 de novembro,no Memorial da instituição a primeira edição do Encontro da Rede de Atenção Básica e Hospitalar. O evento promovido pelo Hospital do Câncer de Muriaé (HCM), contou com a participação de profissionais de saúde dos setores primários, secundários e terciários de Muriaé.
O gerente administrativo do HCM, José Alexandre Alves do Nascimento, abriu oficialmente o evento, ressaltando a importância do contato entre os profissionais de saúde na cidade. Em seguida a gerente de marketing do HCM, Dulce Silvestre falou sobre a integração da rede de saúde no tratamento dos pacientes.
A primeira palestra foi ministrada pelo cirurgião oncológico e diretor clínico do HCM, Dr. Edson Ribeiro, que discorreu sobre os princípios da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. Em seguida a enfermeira responsável técnica, também do HCM, Renata Almeida de Mattos falou sobre os planos de cuidados e qual a importância de sua continuidade, o que tem relação direta com a rede atenção básica, já que são esses profissionais que, muitas vezes, dão continuidade ao tratamento dos pacientes nos seus domicílios.
Para encerrar o evento uma palestra motivacional foi realizada pelo consultor em desenvolvimento corporativo, Daniel Bizon. O consultor utiliza técnicas mágicas e interação com a platéia para realizar a sua apresentação.
Para Dulce Silvestre o evento criou um espaço para reforçar o apoio da equipe multidisciplinar na assistência ao paciente onconlógico. Ela acredita que é um ganho para toda a rede de saúde na cidade, pois eventos como este reforçam a parceria com a rede de atenção básica. O encontro teve um papel estratégico, pois, quando o paciente recebe alta no hospital, ele passa a receber os cuidados das equipes multidisciplinares que atendem em casa ou nos Postos de Saúde da Família.
As equipes de saúde também se tornam multiplicadoras do que é o câncer, de como se prevenir; e isso através de conversas com a família e com os cuidadores do paciente.
No evento também foi lembrado o dia 27 de novembro, "Dia Nacional de Combate ao Câncer". Foram apresentados números de incidência e a importância da informação no combate à doença.
A iniciativa do encontro faz parte de um planejamento que envolve a responsabilidade do hospital com o desenvolvimento da saúde pública, que somadas às responsabilidades ambiental e social, tem feito do HCM, uma instituição preocupada com o desenvolvimento e o futuro da sociedade.