A vereadora Miriam Facchini fez uso da tribuna da Câmara de vereadores de Muriaé durante sessão ordinária na noite de 09 de fevereiro (terça-feira) para informar à população que a vacinação contra Covid-19 do município segue rigorosamente as orientações da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais. Em seu pronunciamento a vereadora deixa claro que as reclamações em redes sociais de que alguns trabalhadores da saúde estavam se aproveitando do programa de vacinação é equivocada. Segundo ela a orientação é de vacinar "todos os trabalhadores em saúde", seja em espaços públicos de saúde ou clinicas, farmácias e outros estabelecimentos.
Veja aqui orientação da SES-MG:
De acordo com o informe técnico do Ministério da Saúde e seguindo o Plano Nacional de Imunizações (PNI), devem ser vacinados os seguintes públicos:
- Trabalhadores da saúde: Diante das doses disponíveis para distribuição inicial às UFs e da estimativa populacional dos trabalhadores de saúde, será necessária uma ordem de priorização desse estrato populacional. Assim, recomenda-se a seguinte ordem para vacinação dos trabalhadores da saúde, conforme disponibilidade de doses, sendo facultado a estados e municípios a possibilidade de adequar a priorização conforme a realidade local:
a) Equipes de vacinação que estiverem inicialmente envolvidas na vacinação dos grupos elencados.
b) Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas (Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência)
c) Trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19.
d) Demais trabalhadores de saúde. Cabe esclarecer que TODOS os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme a disponibilidade de vacinas. - Pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência (institucionalizadas).
- Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas).
- População indígena vivendo em terras indígenas.
Abaixo uma pequena homenagem à equipe de Vacinação que tão bem vem executando seu trabalho valoroso:
"Farmacêuticos e atendentes da Paguemenos recebendo a primeira dose da vacina na última quinta-feira (04). Pela primeira vez em 40 anos de campanhas de vacinação os trabalhadores de farmácias e drogarias de Muriaé são contemplados e reconhecidos como trabalhadores em saúde." (Fernando Calais - farmacêutico)