Em 03/02/2021 às 13h01
A Câmara Municipal de Muriaé retornou nesta terça-feira, dia 2 de fevereiro, do recesso parlamentar com a primeira sessão semanal da legislatura 2021/2024. Presidida por Afonso da Saúde (PTB), que conquistou o cargo de presidente por ter sido o vereador mais votado nas eleições de 2020, os trabalhos legislativos em plenário tiveram início com a eleição dos demais membros da Mesa Diretora da Casa.
Para os cargos de 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário concorreram duas chapas. A chapa 01 concorreu com os respectivos candidatos: vereador Forim (Solidariedade), vereador Gerson Ferreira Varella Neto (PSL), vereador Valdinei Lacerda (PSD) e vereador Anderson (PSD). Já a chapa 02 foi composta pelo vereador Devail (PP), vereadora Drª Miriam (PP), vereador Ademar Camerino (MDB) e vereador Dr. Frederico (PTB).
Por dez votos a sete, integram a Mesa Diretora 2021, a chapa 01:
- Forim (1º vice-presidente)
- Gerson Ferreira Varella Neto (2º vice-presidente)
- Valdinei Lacerda (1º secretário)
- Anderson (2º secretário)
Após as eleições dos novos membros da Mesa Diretora, foi realizada, conforme determina a Lei Orgânica de Muriaé, a sabatina da Sra. Maria da Consolação Tanus Pampolini de Freitas, indicada indicada pelo executivo para a direção geral do Departamento Municipal de Saneamento Urbano (Demsur). Maria da Consolação falou aos vereadores sobre seus planos na autarquia e recebeu questionamentos dos vereadores: Forim, Celsinho (PSD), Gerson Varella Neto, Anderson, Evandro Cheroso (Cidadania), Drª Miriam, Valdinei Lacerda e Delsinho (Solidariedade). Depois de responder os vereadores, foi realizada a votação que consolidou, por unanimidade, a indicação de Maria da Consolação para a direção geral do Demsur.
Vários projetos importantes foram apresentados aos vereadores nesta primeira sessão e começam a ser debatidos e votados no Legislativo Municipal nas próximas semanas, já que os trabalhos a partir de agora seguem de forma regular.
Vale destacar que, devido à pandemia, a sessão presencial foi restrita aos vereadores, seus assessores, equipe da Câmara que atua na logística das sessões, Maria da Consolação e parte da equipe do Demsur, bem como a imprensa local. Todos os presentes usavam máscaras. Também foi disponibilizado álcool 70% para higienização das mãos.
Os vereadores voltam a se reunir nesta quinta-feira, dia 4, quando acontecerá uma sessão extraordinária às 18h30min.