Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 28/12/2020 às 12h56

Ar-condicionado e geladeira consomem até 30% mais em dias de calor intenso

Observar o histórico de consumo de energia para entender a variação nesse período é importante

Estamos enfrentando dias de forte calor. E com a temperatura acima dos 35°, nada como um cômodo bem refrigerado pelo ar-condicionado ou uma bebida super gelada. Mas esses equipamentos que trazem boas soluções para diminuir a sensação de calor e amenizar o desconforto das altas temperaturas têm um funcionamento diferente em dias de calor intenso. Isso porque que em dias mais quentes eles precisam trabalhar mais para manter desempenho semelhante aos dias mais frescos.

E o que se observa é que o consumo de energia desses equipamentos pode aumentar entre 15% e 30% em dias de calor intenso. No caso da geladeira isso se explica pela troca de ar frio com o ambiente externo. Já o ar condicionado em dias de calor intenso consome mais energia para manter o ambiente numa temperatura de 22° por exemplo do que gastaria nos dias em que o clima está mais ameno. Ou seja, mesmo sem perceber e sem mudar hábitos, o gasto com consumo de energia elétricos pode subir nos dias mais quentes.

Para entender melhor como o clima influencia na conta de luz, a Energisa conta com o apoio do 'Descomplicador', interpretado pelo ator Paulo Vieira. Com uma linguagem leve e divertida, o humorista usa uma forma simples e didática para esclarecer conceitos e informações sobre a conta de energia. E no primeiro episódio da websérie que está no ar pelo site descomplicador.com.br o tema é exatamente os fatores que influenciam na conta de energia: impostos, bandeira tarifária, clima.



Gazeta de Muriaé
HPMAIS