O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, inaugurou na tarde desta terça-feira, (15/12), o novo Fórum Ministro Antônio Martins Vilas Boas, na Comarca de Miraí: "É uma honra ser testemunha deste dia, pois, juntamente com a entrega oficial do novo prédio, está sendo edificada uma importante página da história desta comarca, que em 2020 completou 85 anos de sua instalação", disse o presidente.
A nova edificação, que faz parte do Plano de Aceleração de Obras do TJMG, possui mais de 700 metros quadrados de área construída, amplas salas, sistema de ar condicionado, acessibilidade, e estacionamento.
O fórum está localizado no bairro Fábrica, em Miraí, na Rua Adauto Silveira Alves, nome que homenageia um servidor. A placa da rua foi instalada hoje pela sua esposa, Odaleia Barroca Silveira, filhos, netos, com a presença do presidente Gilson Lemes e do prefeito de Miraí, Luiz Fortuce.
Edificação tem 700 metros quadrados de área construída, amplas salas, sistema de ar condicionado, acessibilidade, e estacionamento.
No discurso, o presidente lembrou o compositor e cantor Ataulfo Alves, nascido na cidade, em 2 de maio de 1909, recitando parte da letra da música "Miraí", através da qual o sambista homenageou sua terra. "Para mim é uma honra estar aqui na terra natal do grande Ataulfo Alves", ressaltou o presidente.
O presidente Gilson Lemes também citou o desembargador Antônio Marcos Alvim Soares, cujo irmão, Leon Gilson Alvim Soares, foi juiz na Comarca de Miraí, e o juiz Consuelo Silveira Neto que também assessorou o desembargador Alvim Soares e com ele construiu sólida amizade.
Também participou da comitiva a desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz, superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do TJMG, que foi juíza diretora do foro de Miraí. "A exemplo do que aconteceu com tantos que aqui atuaram, ela criou por esta comunidade um afeto todo especial", disse o presidente Gilson Lemes.
O desembargador Peixoto Henriques, natural da cidade vizinha de Cataguases, que teve papel de destaque na construção do novo fórum, e o desembargador Jaubert Carneiro Jaques, atual superintendente de Planejamento Administrativo e Gestão de Bens, que também passou pela comarca de Miraí, e que simbolicamente integrou a comitiva, também foram citados.
Nova sede do Judiciário de Miraí fica na Rua Adauto Silveira Alves, que ganhou este nome em homenagem o servidor da comarca.