Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 11/12/2020 às 12h52

Saiba que cuidados Muriaé precisa ter para evitar fechamento do comércio às vésperas do Natal

Com os números da covid-19 em crescimento há pelo menos seis semanas consecutivas em Muriaé e região, o risco de regresso para a onda vermelha do Minas Consciente é cada vez mais real.

Na prática, um retorno para o nível mais restritivo do programa neste momento resultaria em um cenário traumático: o fechamento do comércio às vésperas do Natal - justamente quando muitos comerciantes apostam suas fichas para recuperar os prejuízos de um ano marcado por demissões e baixas vendas.

A avaliação do Comitê Estadual da Covid-19 para classificar a onda que os municípios mineiros se enquadram é feita semanalmente, sempre às quintas-feiras. Nesta semana, os índices de Muriaé ainda conseguiram sustentar a permanência na onda amarela. Situação que pode mudar na próxima semana, caso um novo crescimento venha a ocorrer.

Vale lembrar: na onda vermelha do Minas Consciente, apenas atividades comerciais consideradas como essenciais (tais como supermercados, padarias, açougues e farmácias) são autorizadas a funcionar.

Na relação abaixo, veja cinco dicas básicas que podem ajudar a evitar um novo fechamento do comércio em Muriaé. São medidas simples e que valem para qualquer época enquanto durar a pandemia, mas que se tornam especialmente necessárias neste momento de proximidade do Natal.

- Sempre usar a máscara de forma adequada (cobrindo a boca e o nariz) quando estiver fora de casa;
- Manter sempre distância de pelo menos dois metros para outras pessoas na rua e no comércio em geral;
- Limpar as mãos com frequência utilizando água e sabão ou álcool 70 (líquido ou em gel);
- Nunca colocar as mãos nos olhos, no nariz e na boca antes de limpá-las adequadamente;
- Evitar festas, churrascos e confraternizações.


Gazeta de Muriaé
HPMAIS