Em 03/12/2020 às 13h54
Mensagens de esperança e confiança na superação dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19 marcaram os pronunciamentos de autoridades que participaram da Reunião Especial realizada no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (2/12/20), data em que se celebram os 300 anos de criação da Capitania de Minas.
O marco dos três séculos de criação do Estado foi estabelecido em 2 de dezembro de 1720 porque, nessa data, a antiga capitania de São Paulo e Minas do Ouro foi desmembrada pela Coroa Portuguesa dando origem à Capitania de Minas, com autonomia econômica, política e militar.
Durante a solenidade desta quarta, foi lançado o livro "Minas Gerais. Visão de conjunto e perspectivas", em versões e-book e impressa. De autoria do professor João Antônio de Paula, do Departamento de Ciências Econômicas e do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a obra analisa a construção da identidade de Minas Gerais, com enfoque em aspectos como economia, política, cultura, ciência e tecnologia, e as expectativas do mineiro para o futuro. O texto integral está disponível para download no hotsite das comemorações.
Ausente da solenidade por recomendações médicas, o presidente da Assembleia de Minas, deputado Agostinho Patrus (PV), foi representado pelo 2º-vice-presidente da ALMG, deputado Cristiano Silveira (PT). Em mensagem escrita, o presidente da Assembleia agradeceu o empenho das instituições parceiras na programação comemorativa dos 300 anos de Minas: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Defensoria Pública de Minas Gerais, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais (OAB-MG), Academia Mineira de Letras e Instituto dos Advogados de Minas Gerais.
Assessoria de Imprensa da ALMG