Em 06/10/2020 às 16h53
Um vídeo que reúne as principais recomendações do protocolo sanitário desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para o retorno às aulas presenciais no estado foi apresentado durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (5/10), em Belo Horizonte.
As orientações do vídeo tratam de medidas que devem ser adotadas por instituições de ensino, pais e alunos para um retorno seguro às atividades. O conteúdo está disponível neste link.
Autonomia
O chefe de gabinete da SES-MG, João Pinho, ressaltou a importância do envolvimento da população neste momento de avanço na flexibilização. "Para que o protocolo seja eficiente, é fundamental que toda a comunidade escolar siga essas diretrizes e, assim, possamos avançar da melhor forma".
Pinho reforçou que a retomada respeita a autonomia das prefeituras e das famílias. "Como já dito, os gestores municipais têm a autonomia para decidir sobre o retorno das aulas presenciais em suas cidades. Além disso, na rede estadual, os pais poderão escolher se os seus filhos retornarão à escola ou se permanecerão realizando as atividades de forma remota". O protocolo completo está disponível aqui (arquivo disponível em PDF).
Coletivas
A SES-MG também anunciou o encerramento das coletivas diárias de imprensa sobre a covid-19. A última transmissão será na quinta-feira (8/10), devido ao início do horário eleitoral obrigatório.
As informações da pandemia em Minas Gerais continuarão a ser atualizadas e divulgadas diariamente no portal http://coronavirus.saude.mg.gov.br/.
Além disso, todas as terças-feiras, o secretário Carlos Eduardo Amaral realiza live nas redes sociais sobre temas técnicos. Nesta terça-feira (6/10), a transmissão ao vivo terá a participação da secretária de Estado de Educação, Julia Sant'Anna.
Balanço
Até o momento foram confirmados 308.466 casos de covid-19 em Minas Gerais e 7.656 óbitos. O total de 28.033 pessoas estão em acompanhamento e 272.807 já se recuperaram. Alguns destes sobreviventes contaram como venceram a doença. Acompanhe os depoimentos aqui (http://coronavirus.saude.mg.gov.br/sobrevivemosmg).
Crédito (foto): Fábio Marchetto/Divulgação