O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer "que os partidos façam as pazes". O pedido foi feito nesta sexta-feira . Ele ainda agradeceu aos eleitores brasileiros pela vitória de sua sucessora, Dilma Rousseff, que ganhou as eleiçoes 2010 com mais de 55% dos votos.
Durante o pronunciamento, Lula cumprimentou Dilma e disse que a eleição da candidata representa a superação de vários preconceitos. ''Para mim, o primeiro trabalhador eleito presidente da República, será motivo de grande satisfação transmitir a faixa presidencial no próximo dia 1º de janeiro à primeira mulher eleita presidente da República. Tenho plena consciência do imenso simbolismo desse ato'', afirmou.
OposiçãoLula falou também que a oposição deve ser livre para criticar e apontar erros do governo, e ressaltou que é importante o entendimento entre governo e oposição, passado o calor da disputa eleitoral. "Passadas as eleições, quando é compreensível que o calor da disputa gere confrontos mais duros, é importante que governo e oposição, sem abrir mão de suas opiniões, respeitem-se mutuamente e divirjam de forma madura e civilizada", afirmou o presidente.