Em 27/10/2010 às 14h36
Com toda certeza Muriaé ultrapassará os 100 mil habitantes. A afirmação é do coordenador da sub-área de Muriaé do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Carlos Henriques Meireles Ávila. Caso Muriaé consiga ultrapassar a marca, novos recursos vão ser destinados à cidade e ela terá uma nova classificação junto ao Governo do Estado.
Ao término da terceira etapa do recenseamento, finalizado na segunda-feira passada, o IBGE visitou cerca de 32.527 domicílios e calculou, até o fechamento o momento, 99.848 pessoas morando em Muriaé. "É certo que Muriaé realmente ultrapasse os 100 mil habitantes", diz Ávila. Durante a primeira fase da pesquisa, supervisores da sub-área de Muriaé fizeram uma pré-coleta em vários segmentos da cidade, como na construção civil, onde calcularam quantas ruas na cidade possuem calçamentos e iluminação. As informações servirão para montagem do Cadastro Nacional de Endereços.
Na segunda etapa, foi realizado um exame para selecionar 99 pessoas que serviriam como recenseadores e colheriam informações sobre o número de pessoas pertencente ao município, renda média, escolaridade, entre outros. "Foram três meses de questionários e agora estamos terminando o serviço. É impossível atingirmos o 100% de famílias recenseadas, mas esperamos que pelo menos 99,9% consigamos", afirma o coordenador.
Ele explica que o questionário é aplicado apenas a uma única pessoa da residência, que responde por todos. Segundo Ávila, muitas pessoas têm se queixado por não terem sido procuradas para responder ao recenseamento.
"Antes de nos procurar, elas devem perguntar a pessoa que divide a mesma casa se elas responderam aos questionários. Não é possível fazer com todas as pessoas do município. Fazemos a pesquisa através da pessoa que nos atende e que responde por toda a família."
Caso você não tenha sido ou conhece pessoas que ainda não receberam a visita do recenseador, não se preocupe, o IBGE oferece a opção de agendar visitas através dos telefones (32) 3721-3387 ou 0800-7218181.
Planejamento
O próximo passo do IBGE é recolher todos os dados que faltam e entregar ao Tribunal de Contas da União. Até a semana que vem, os recenseadores deverão ser entregue todos os dados obtidos através dos questionários aplicados. No dia 27 de novembro, todas as informações deverão estar a disposição do TCU e, posteriormente, a população. "Serão através dos dados obtidos pelo recenseamento que os gestores municipais poderão planejar ações para o município.
Eles também poderão servir para empresas que queiram saber qual o melhor local para montar um negócio. Os interessados vão poder saber a faixa etária da população de cada localidade, o rendimento médio, a escolaridade e outras informações", adverte o coordenador da pesquisa em Muriaé. Os dados populacionais podem ser acompanhados na página virtual do IBGE (www.ibge.gov.br). O link direto para os dados de Muriaé é http://migre.me/1DBvn.