Em 30/07/2020 às 00h00
O Prefeito Municipal Grego afirmou em uma live realizada na noite de quarta-feira (29), que o comércio continua funcionando do jeito atual.
Com as novas medidas do Minas Consciente, anunciada pelo Governo Romeu Zema, na tarde dessa quarta-feira, o município, agora precisa aguardar a disponibilização dos novos protocolos para que a Procuradoria Geral do Município avalie a aplicação da decisão judicial junto ao Novo Minas Consciente , para ver em que situação Muriaé se encontra e se enquadra.
Foi anunciado também que a Procuradoria Geral do Município se encontra em contato com o Ministério Público local para discutir como fazer a aplicação da decisão judicial ao Novo Minas Consciente e como fazer essa transição, e que até o início da próxima semana, todas as ações já tem sido consolidadas.
Mudanças no Minas Consciente:
O governador Romeu Zema (Novo) anunciou nesta quarta-feira (29), as bases da nova versão do Minas Consciente, programa que determina as normas para flexibilização das medidas restritivas adotado em virtude do novo coronavírus. Agora, a iniciativa terá três ondas — e não quatro. As fases são simbolizadas pelas cores vermelha, amarela e verde.
Ao explicar as mudanças no programa, Zema comparou o modelo a um sinal de trânsito. "A onda vermelha vai ser aplicada aos municípios e regiões com mais dificuldades. A amarela, aos que estão em condição intermediária. A verde, em locais cujas condições são mais seguras", comentou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais.
Na fase vermelha, estarão autorizados a funcionar apenas os serviços essenciais. Na segunda onda, estão as atividades tidas como não essenciais. Na última, consta o que é considerado de alto risco.
O "leque" de atividades liberadas aumenta conforme as cidades avançam estágios. A onda branca, presente na primeira versão do programa, foi extinta.
A lógica das cores sofreu alteração. Antes, a onda verde dizia respeito às cidades onde apenas os serviços essenciais poderiam funcionar — caso de Ouro Preto, na Região Central do estado, por exemplo. Agora, a onda verde será adotada pelas cidades em que a situação da COVID-19 é menos crítica.
O novo Minas Consciente entra em vigor no dia 1º (sábado). As academias de ginástica, por exemplo, vão compor o terceiro estágio do programa.
Segundo o chefe do Executivo estadual, a nova versão tem o objetivo de aprimorar o plano inicial. "Esta nova fase não quer dizer relaxamento. Quer dizer que temos de continuar tomando todos os cuidados, mas que alguns critérios, por conta de nosso aprendizado, serão aprimorados", pontuou.