Em 21/07/2020 às 23h05
Como o Judiciário irá lidar com a enxurrada de processos relativos a contratos de escolas, aluguéis e uma enormidade de outros serviços que não puderam ser cumpridos ou pagos em virtude da pandemia de covid-19? Interessados em pensar sobre essa nova realidade têm até amanhã (21/7), para se inscrever na Aula Magna virtual, que será proferida, na quarta-feira (22/7), às 17h, pelo desembargador Guilherme Calmon Nogueira da Gama, do Tribunal Regional Federal (TRF), da 2ª Região.
A atividade integra o curso "Direito Privado Emergencial: O Regime Jurídico Transitório nas Relações Privadas no Período da Pandemia da Covid-19", oferecido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). O curso é voltado para magistrados, assessores, assistentes de gabinete, servidores e estagiários do TJMG, e também para o público externo.
A
aula, com uma hora de duração, será uma live,
transmitida ao vivo pela internet, e terá como mediador o juiz do
TJMG Guilherme Lima Nogueira da Silva. Após a aula, os participantes
e o expositor irão interagir por meio de um chat.
O
superintendente da Ejef e 2º vice-presidente do TJMG, desembargador
Tiago Pinto, afirma que a escola vai investir cada vez mais em
educação à distância
De acordo com o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Tiago Pinto, apesar de ser um problema sanitário, a pandemia de covid-19 desencadeou grave crise econômica e financeira, que estão refletindo e irão impactar enormemente o mundo jurídico. Com o intuito de discutir temas ligados a essa nova realidade, a Escola Judicial está realizando o 1º Ciclo de Aulas Magnas.
"A Ejef já vinha investindo em educação à distância mas, com o isolamento social, isso se tornou indispensável", ressaltou o magistrado. Segundo o superintendente da Ejef, com os problemas sociais ocasionados pela pandemia, surgiu uma série de novas demandas para o Judiciário, nos diversos ramos do Direito, assim como a necessidade de se aprofundar sobre essa situação emergencial.
O desembargador Tiago Pinto disse ainda que a Escola irá promover outras aulas virtuais com temas diretamente relacionados à pandemia e suas consequências, inclusive na área penal.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas até as 23h55 desta terça-feira (21/07), por meio do formulário. As 1.500 vagas disponíveis para o curso serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.
Os participantes serão aprovados e certificados se participarem da transmissão da aula expositiva na internet e da atividade avaliativa, que consiste na realização de um registro reflexivo sobre o tema, com a apresentação de suas percepções, contribuições e expectativas, tendo como referência os fundamentos abordados durante a live. A gravação da aula magna ficará disponível até 3 de agosto no ambiente EAD do curso, na plataforma da Ejef.
O certificado poderá ser retirado eletronicamente pelo endereço: www.ead.tjmg.jus.br, a partir de 7 de agosto. Mais informações podem ser obtidas na página da Ejef e na Coordenação de Formação Permanente da Capital (Cofop) pelo telefone (31) 3247- 8790 ou pelo e-mail cofop.atendimento@tjmg.jus.br .
Assessoria
de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal
de Justiça de Minas Gerais - TJMG