Em 08/07/2020 às 16h53
Para imunizar o maior número possível de pessoas dos grupos prioritários, a Prefeitura de Muriaé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai intensificar a vacinação contra a gripe e sarampo através do esquema "drive thru", ou seja, não é necessário sair do carro para a aplicação das doses. A iniciativa acontecerá dia 18 deste mês, sábado, das 8h às 16h, no espaço da Feira Livre - Avenida Alfredo Pedro Carneiro, Gávea.
As 5 mil doses da vacina contra a gripe serão destinadas para pessoas do público-alvo que ainda não alcançou a meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde: gestantes, puérperas (mulheres com 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a menores de 6 anos e adultos com idade superior a 55 anos. Já a tríplice viral tem como grupo elegível pessoas entre 20 e 49 anos.
Aproximadamente 25 profissionais de saúde vão aplicar as doses, a fim de agilizar o serviço e evitar engarrafamentos e aglomerações. Para receber o imunizante, é necessário apresentar cartão de vacina (para crianças) e comprovante de que pertence ao grupo prioritário (no caso de adultos), com exceção de gestantes.
Caso alguém compareça a pé também será atendido. Pessoas de grupos prioritários - como idosos, caminhoneiros, profissionais de segurança pública e profissionais da saúde, por exemplo - cujas metas foram batidas, mas que ainda não receberam a dose, também serão imunizadas.
A iniciativa contará com apoio do Demuttran na organização do trânsito no local.
Balanço da vacinação:
- Gripe: até o momento, foram aplicadas 26.677 doses da vacina contra a influenza. A meta é imunizar 29.132 pessoas na cidade.
Idosos e trabalhadores da saúde ultrapassaram a meta: foram imunizadas 15.756 (119,47%) e 3.382 (134,85%) pessoas, respectivamente.
Os grupos das gestantes (71,97%), puérperas (64,85%), crianças de 6 meses a menores de 6 anos (56,53%) e adultos com idade superior a 55 anos (51,84%) ainda não atingiram a meta.
- Sarampo: até o momento, foram aplicadas 9.234 doses da tríplice viral (19,20%). A meta é imunizar 47.904 pessoas de 20 a 49 anos na cidade.
Imunizar para proteger - O Ministério da Saúde frisa aos municípios que, apesar da pandemia do coronavírus, é importante que os pais levem os filhos aos postos para receber as doses de rotina do calendário vacinal. Para isso, devem fazer uso de máscaras e de álcool (em gel ou líquido).
"Não adianta prevenir apenas a covid-19. É necessário estar imunizado contra doenças que também são graves", frisa a enfermeira-coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Rosinalva Pedrosa. "A taxa de imunização está com percentual abaixo do esperado em todo país e as vacinas são a única forma de prevenção de diversas doenças na fase infantil e adulta", completa.