Em 26/06/2020 às 10h11
Desde que começou a funcionar - em 1º de junho -, o serviço de telemedicina para pessoas com sintomas de covid-19 já realizou 2.006 atendimentos em Muriaé. Desse total, 402 foram encaminhados para consulta virtual com profissionais de saúde. Atualmente, 187 pessoas estão sendo monitoradas em domicílio através da plataforma digital. Os dados foram atualizados nesta quarta-feira (24).
Disponibilizado pela Prefeitura de Muriaé, o atendimento é totalmente gratuito e pode ser recebido de três formas: WhatsApp para o número (11) 95474-2762; mensagem pela página da Prefeitura no Facebook (facebook.com/Prefeiturademuriae); ou ainda na Central de Informações do Coronavírus (muriae.mg.gov.br/coronavirus), através do botão que aparece no canto inferior direito da página.
Ao entrar em contato através de qualquer um dos três canais, o paciente será atendido pela assistente virtual Bela. Ela será responsável pelas perguntas iniciais sobre sintomas, estado de saúde e possíveis fatores de risco.
De acordo com o desenrolar do atendimento, o paciente poderá ser convidado a receber uma chamada de vídeo, na qual irá conversar diretamente com um médico.
Na consulta online, o profissional de saúde enviará, através do próprio aplicativo, a prescrição contendo assinatura digital. O documento deve então ser impresso para apresentação na compra dos medicamentos receitados.
A plataforma online de atendimento foi desenvolvida pelo Instituto Votorantim e disponibilizada para as prefeituras que integram o programa "Municípios Contra o Coronavírus". A iniciativa tem a finalidade de ajudar a desafogar os postos de saúde e as salas de pronto-socorro dos hospitais, além de mapear a situação da covid de forma rápida e eficaz.