Em 26/05/2020 às 00h06
Aguardadas há mais de 40 anos, as obras de construção de redes drenagem pluvial no bairro Barra seguem em ritmo acelerado. São dois projetos, que totalizam aproximadamente dois mil metros de redes, e que integram convênio entre a Prefeitura de Muriaé e o Governo Federal (Ministério do Desenvolvimento Regional).
Tais obras somam mais de R$ 2,1 milhões de reais em investimentos, e estão sendo executadas por empresas terceirizadas, contratadas após realização dos devidos processos licitatórios, com objetivo de solucionar os históricos problemas de alagamentos que há décadas afligem moradores e comerciantes da Barra.
Na última semana, as frentes de trabalho foram visitadas pelo prefeito de Muriaé, Grego, acompanhado do diretor geral do Demsur, Geraldo Júnior, do diretor da Divisão de Águas e Esgoto da autarquia, Gustavo Goretti, e do secretário municipal de Obras, Carlos Magno de Oliveira.
A obra de maior extensão, totaliza mais de 1.400 metros de manilhas de concreto, e contempla sete ruas - Belisário, Antônio Laviola, Rui Barbosa, Lincoln Marinho, Victor Athadeu, José Eutrópio e Souza Castro, além da Praça Prefeito Paulo Carvalho (Praça do Trabalhador) e Av. Monteiro de Castro. Os trabalhos desta etapa foram iniciados na Rua Belisário e já chegaram à Souza Castro, após avançarem pela Av. Monteiro de Castro.
O outro trecho totaliza aproximadamente 400 metros de rede, e foi iniciado no fim de 2019, a partir do Rio Muriaé, seguindo pela Rua Pirapanema, até a esquina com Av. Monteiro de Castro. Após ser interrompido devido às chuvas, o projeto foi retomado e as tubulações já estão sendo instaladas na Rua Antônio Rogério de Castro, com sequência até a Rua Professora Maria Lobato.