Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 15/05/2020 às 19h18

Saúde recebe doação de centenas de máscaras faceshield

Equipamentos oferecem proteção a mais no atendimento aos pacientes de saúde bucal

A Secretaria Municipal de Saúde ganhou um reforço na prevenção ao coronavírus. A pasta recebeu a doação de 130 máscaras faceshields, um equipamento de proteção facial mais reforçado. As peças serão utilizadas pelos dentistas e auxiliares de saúde bucal no atendimento aos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde.

 

Parte das máscaras foi confeccionada e doada pela Confecção Fruto Proibido, de Muriaé, e outra pela Faceshield Nova Friburgo. "Agradecemos imensamente a estas duas instituições, visto a dificuldade de aquisição de certos materiais de proteção individual devido à pandemia da covid-19", diz a coordenadora de Saúde Bucal, Simone Lacerda Goulart.

 

Simone ressalta os benefícios da máscara faceshield, afirmando que a peça cria uma barreira física, garantido mais segurança no atendimento dos profissionais de saúde. Ainda segundo a coordenadora, os dentistas precisam de uma proteção maior, por serem profissionais que trabalham próximos à cavidade bucal, que é a geradora de gotículas de saliva, principal meio de contaminação do coronavírus.

 

Além do reforço na segurança do dentista e paciente, a máscara pode ser higienizada com hipoclorito de sódio e álcool 70, uma proteção a mais para o atendimento odontológico.

                    image

 

Atendimento odontológico de urgência – Apesar dos procedimentos eletivos estarem suspensos por recomendação do Ministério da Saúde, a equipe da Saúde Bucal se empenhou e continua atendendo os pacientes que apresentam urgência odontológica.

 

No mês anterior, a Saúde Bucal atendeu 78 destes casos, como procedimentos cirúrgicos, acesso ao canal, infecções, fraturas, entre outros. Além disso, as UBS’s Porto, Dornelas e Primavera foram reservadas para as crianças com atendimento exclusivo de odontopediatria.

 

"A dor de dente não espera. Por isso, fazemos o possível para tratar a urgência odontológica nesse momento de pandemia. Os cuidados com a higiene bucal têm que ser redobrados, com boa escovação e bochecho, pois o coronavírus se instala na cavidade bucal", frisa a coordenadora do serviço, Simone Lacerda Goulart.

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS