Para facilitar o acesso e ampliar a cobertura vacinal, acontecerá neste sábado (9) o Dia D de vacinação contra a gripe e o sarampo. Nesta data, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade e distritos estarão abertas para imunizar a população. As doses serão aplicadas das 8h às 17h.
Neste sábado terá início também a terceira etapa da vacinação contra a gripe, a qual segue até 17 de maio e tem como público-alvo crianças com idade de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias.
Esta terceira fase está dividida em duas etapas pelo Ministério da Saúde. A segunda etapa da terceira fase começa dia 18 de maio e prossegue até 5 de junho. O grupo prioritário é composto por adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.
As pessoas que fazem parte do público-alvo da primeira e da segunda etapas da campanha, como idosos, profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas, entre outros, que ainda não se vacinaram, podem receber a dose nessa nova etapa.
Vacinação contra o sarampo – O Dia D também tem como objetivo imunizar pessoas de 20 a 49 anos, que estão recebendo uma dose extra da tríplice viral - vacina que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.
Vale lembrar que a imunização com a triviral está sendo realizada independentemente da situação vacinal das pessoas na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde.
A "Dose Zero" é uma estratégia imediata para barrar a transmissão do vírus do sarampo, que foi reintroduzido no país em 2019.
Confira abaixo o resumo do público-alvo das campanhas:
Terceira etapa de vacinação contra a gripe:
- 1ª etapa: crianças com idade de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias (9 a 17 de maio)
- 2ª etapa: adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas (18 de maio e a 5 de junho)
Vacinação contra o sarampo:
- Público-alvo: pessoas de 20 a 49 anos