Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 28/04/2020 às 19h33

Muriaé registra mais três casos positivos de coronavírus

Não há óbito registrado por covid-19 em Muriaé. Casos suspeitos diminuem para 48

O Prefeito Municipal de Muriaé Grego, confirmou na noite dessa terça-feira (28), mais três casos positivos de coronavírus na cidade, com isso, chega a 11 o números de casos confirmados.

O anúncio foi feito em sua página no facebook, durante uma transmissão ao vivo, onde foi revelado que os casos são de uma mulher de 31 anos e de um homem de 49 anos, ambos residentes na cidade. O paciente do sexo masculino realizou o teste de forma particular e está totalmente assintomático. A paciente de 31 anos está sendo monitorada.

O terceiro caso se refere a um profissional de saúde muriaeense que atua como médico no Rio de Janeiro. Há oito dias ele iniciou com sintomas gripais e, desde então, foi afastado da função e tentava fazer o teste na rede particular daquele estado. Como não conseguiu fazer o exame no Rio devido à alta demanda, veio para Muriaé, onde permanece em isolamento domiciliar e sendo monitorado pela Atenção Básica, assim como sua família. Aqui na cidade, colheu amostra em laboratório particular, a qual testou positivo.

Já o número de casos suspeitos teve uma queda de ontem para hoje. Nesta terça-feira (28), a cidade possui três casos em investigação (todos de Muriaé), com amostras sendo analisadas pela Funed, e 45 em observação, ou seja, casos leves de síndrome gripal monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde – ou seja, um total de 48 notificações ativas, três a menos do que nesta segunda-feira, quando eram contabilizadas 51.

Os três casos em investigação estão com amostras sendo avaliadas pela Funed, o único laboratório do SUS em Minas Gerais que está realizando testes de covid-19. Os resultados têm previsão de serem divulgados entre oito e dez dias úteis. Já o monitoramento dos 45 casos em observação está sendo feito a cada 48 horas por telefone, conforme preconiza o protocolo do Ministério da Saúde.

Importante frisar que, de acordo com normas técnicas da Secretaria de Estado de Saúde, apenas os casos graves e hospitalizados de síndrome respiratória aguda grave têm as amostras analisadas. Porém, em todos os casos, com ou sem coleta de material, os cuidados estão sendo tomados como se fossem um caso positivo.

Dos dez casos confirmados, oito já tiveram alta por cura. Ao todo, 142 pacientes tiveram monitoramento encerrado por parte da SMS. Além disso, não há óbito registrado no município tendo o covid-19 como causa.

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS