Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 16/04/2020 às 23h17

Comitê de Gestão libera alguns setores do comércio para funcionamento

A partir de segunda-feira, poderão funcionar com restrições óticas, lojas de informática e de armamentos, concessionárias, salões de beleza e barbearias

Após reunião nesta quinta-feira (16), o Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus definiu novas regras, permitindo o funcionamento para alguns setores do comércio. A partir de segunda-feira (20), poderão funcionar, porém com restrições, óticas, concessionárias de veículos, salões de beleza e de estética, barbearias e lojas de informática e de armamentos (por estarem ligadas à área de segurança pública).

Entre as alterações, está a obrigatoriedade do uso de máscaras pelo consumidor. Também é obrigatório que todos os funcionários de empresas façam uso da máscara, cabendo ao proprietário do estabelecimento fornecer o produto a seus colaboradores, assim como fiscalizar o uso por parte do cliente.

Além disso, será permitida a permanência de uma pessoa por 10m² de área útil dentro do estabelecimento comercial.

Essas novas restrições também valem para comércios que já estão autorizados a funcionar, como supermercados, padarias, farmácias, entre outros.

Barbearias, salões de beleza e estética terão que atender a outros dois quesitos: só poderão funcionar mediante horário agendado e com atendimento individualizado.

As regras detalhadas serão divulgadas nesta sexta-feira (16), com a publicação do decreto.

A flexibilização de funcionamento destes setores segue diretrizes do Ministério da Saúde, para se fazer a transição do Distanciamento Social Ampliado (DSA) para Distanciamento Social Seletivo (DSS), em que apenas os grupos de maior risco ficam isolados, como idosos, pessoas com doenças crônicas e imunodeprimidos, por exemplo.

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS