Em 03/04/2020 às 14h53
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirmou nesta sexta-feira (3) que Minas Gerais registra seis mortes pelo novo coronavírus – as quatro informadas nesta quinta-feira (02), durante uma coletiva, e outras duas em Uberlândia, que já haviam sido anunciadas pela prefeitura do município do Triângulo Mineiro. Outros 64 óbitos são investigados.
Na contagem do boletim epidemiológico divulgado nesta sexta, não consta a morte de uma mulher de 75 anos em janeiro deste ano. De acordo com o Ministério da Saúde, estão sendo feitos testes em casos passados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e foi confirmada a presença do vírus em amostra de uma mulher que morreu no Estado em data anterior ao primeiro caso anunciado no país – fevereiro, em São Paulo. Em entrevista à imprensa na manhã desta sexta, o secretário Carlos Eduardo Amaral afirmou que a SES está aguardando as informações do ministério para apurar o caso.
Conforme o boletim da SES-MG, Minas registra 41.339 casos suspeitos para Covid-19, enquanto outros 397 foram confirmados por exames laboratoriais.
Nesta quinta, a Prefeitura de Contagem reiterou que não há confirmação de óbito pelo novo coronavírus no município. No boletim desta quinta, a SES citava mortes nas cidades de Contagem, Juiz de Fora e São Gonçalo do Rio Preto, mas a secretaria corrigiu essas informações horas depois, afirmando que houve um erro na extração de informações no sistema.
Vejas as informações divulgadas pela secretaria sobre os casos de mortes confirmadas pelo novo coronavírus em Minas Gerais nesta sexta:
Paciente 1: trata-se de paciente do sexo feminino, 82 anos, residente no município de Belo Horizonte. Ela foi internada no Hospital Biocor em Nova Lima no dia 21 de março, com quadro de febre, tosse e desconforto respiratório, sendo transferida para UTI dois dias depois. A paciente apresentava comorbidades: doença cardiovascular crônica, diabetes mellitus e pneumopatia crônica. Óbito ocorrido no dia 29 de março. Exame de swab detectável para COVID-19 feito em laboratório privado.
Paciente 2: sexo masculino, 66 anos, residente do município de Belo Horizonte, portador de cardiopatia e diabetes mielitus. Exame detectável por RT-PCR em laboratório da rede privada. Com amostra para realização de swab, também, na Fundação Ezequiel Dias. Óbito ocorrido no dia 30 de março.
Paciente 3: sexo masculino, 44 anos, residente do município de Mariana. Óbito no dia 30 de março, em hospital do município de Nova Lima. Exame detectável para Covid-19 feito em laboratório da rede pública - Fundação Ezequiel Dias (Funed).
Paciente 4: sexo feminino, 76 anos, residente do município de Belo Horizonte. Início de sintomas gripais no dia 23 de março. Portadora de doença cardiovascular e diabetes. Resultado detectável para Covid-19 no dia 31 de março emitido por laboratório privado. Óbito no dia 1º de abril.
Paciente 5: sexo masculino, 80 anos, residente em Uberlândia. Inicio de sintomas no dia 29 de março, com febre, tosse e dispneia. Portador de doença pulmonar crônica e doença cardiovascular. Resultado detectável para Covid-19 no dia 2 de abril por laboratório privado. Óbito no dia 30 de março.
Paciente 6: feminino, 61 anos, residente em Uberlândia. Inicio de sintomas no dia 26 de março, com febre, dispneia e mialgia. Portadora de doença renal crônica. Resultado detectável para Covid-19 no dia 2 de abril por laboratório privado. Óbito no dia 2 abril.
Fonte: https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/ses-confirma-seis-mortes-por-covid-19-em-minas-mas-n%C3%A3o-