Patrocínio do Muriaé, cidade com pouco mais de cinco mil habitantes, localizada na microrregião de Muriaé, na Zona da Mata, inovou no que diz respeito a vacinação de idosos contra a gripe influenza. Os técnicos de saúde dos três PSF's existentes na cidade (Sapucaia, Centro e Santo Antônio) estão realizando a vacinação de casa em casa. A medida implantada pelo prefeito Paulo Aziz Daher, que é médico, objetiva proteger a população idosa do contágio do coronavírus, Covid-19, mantendo-os em isolamento social protegidos em suas residências, evitando as filas e aglomerações tão comuns aos processos de vacinação realizados nas próprias unidades de saúde.
A vacinação começou nos bairros das áreas urbanas e já está chegando também às comunidades e propriedades rurais. As 530 vacinas enviadas pela DRS - Ubá ao Município já foram todas aplicadas na primeira semana da campanha. Nesta segunda-feira, dia 30 de março, chegam mais doses para a continuação da campanha na cidade. Estão trabalhando nesta campanha, sete equipes (três do PSF do Centro, duas do PSF Santo Antônio e duas do PSF Sapucaia) que percorrem as ruas da cidade de casa em casa, estendendo-se também às comunidades rurais e propriedades a fim de alcançar 100% da população com mais de 60 anos, residente em Patrocínio do Muriaé. As equipes são compostas por uma enfermeira ou t&ea cute;cni ca de enfermagem, o agente comunitário de saúde do local onde a vacinação ocorre e um motorista para áreas mais distantes. A ação vem sendo monitorada pelas coordenadores de cada PSF em suas áreas. Os integrantes das equipes estão utilizando os equipamentos de proteção individual (EPIs) óculos de proteção, luvas, toucas e máscaras.
Segundo a coordenadora do PSF Sapucaia, Valdilene Paula, "as equipes estão sendo muito bem recebidas por todos em suas residências e, na maioria dos casos, os idosos já estão com os documentos e carteiras de vacinação separados, esperando ansiosamente, já que foi amplamente divulgado que seria feito desta forma a vacinação esse ano". O prefeito Paulo Aziz explica que "o compromisso em proteger a população idosa contra o coronavírus, mantendo todos com mais de 60 anos em seus isolamentos residenciais, só está sendo possível devido ao empenho e comprometimento das equipes dos PSFs da cidade que não têm medido esforços para levar a vacinação a todos que dela necessitam". A cidade, única do seu porte na Zona da Mata a manter um Pronto Atendimento Médico 24 horas, já está se preparando para os efeitos do Coronavírus Covid-19, e acaba de assinar convênio com BDMG para construção da sede de um Hospital de Pronto Atendimento Municipal ainda nesse ano de 2020.
Divulgação: Assessoria de Comunicação PMPM
Walace Nolasco RP 6.107/97