Em 23/04/2010 às 14h40
Na noite de quinta-feira (15), representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) reuniram-se com empresários do setor de mecânica e autopeças para firmarem uma parceria visando ao fortalecimento da classe.
O encontro teve como propósito principal motivar o setor através de linhas de crédito da SICOOB-CREDIMUR, além de escolher entre os empresários participantes, um representante da classe junto à diretoria da CDL-Muriaé. O escolhido foi o empresário Haroldo do Espírito Santo, um dos sócios da Mecânica Souza Dias. O empresário passa a atuar como um membro-representante das mecânicas e lojas de autopeças da cidade. “Foi uma reunião proveitosa, como todas que a CDL já organizou e, na ocasião, foram apresentadas várias propostas de melhoria para as empresas. Eu fico muito satisfeito de ver que foi um encontro excelente, que atendeu às expectativas da nossa classe”, ressaltou Haroldo Espírito Santo.
Durante a reunião, que aconteceu nas dependências do Centro de Desenvolvimento da Moda de Muriaé (CD Moda), foram promovidas diversas atividades, como uma palestra motivacional com o consultor de empresas Cícero Gomes e a apresentação de cursos do SEBRAE na área administrativa, pelo técnico Norberto Pinho.
O SICOOB-CREDIMUR também participou do encontro com os empresários. Através do gerente Fernando Vecchi e de parte da equipe da cooperativa de crédito, que estava presente, apresentou sua linha de financiamentos para a reforma e a manutenção de veículos, leves ou pesados, destinada a associados físicos ou jurídicos, com prazo de até 36 meses. A cooperativa destacou, ainda, alguns benefícios de tal modalidade de crédito, entre eles: a inexistência de burocracia e a agilidade na liberação do recurso; as taxas de juros mais competitivas que as praticadas pelo mercado financeiro; a possibilidade de débito automático na conta corrente do associado até, no máximo, 30 dias da emissão da nota fiscal, ou mesmo através de cheque administrativo, quando a empresa não for associada ao SICOOB.
Para a Diretoria da CDL, que tem como meta o fortalecimento do comércio, das indústrias e dos prestadores de serviço da cidade, o trabalho de integração dos vários segmentos tem sido uma constante: “Nosso objetivo é reunir os setores para que cada um se organize e se profissionalize, fazendo de Muriaé uma cidade de referência. Assim, quando alguém vier para cá, atrás de um serviço de referência de saúde, também terá oportunidade de encontrar outros serviços, por exemplo, de referência de mecânica, de loja e boutique de referência. Ou seja, a intenção é que Muriaé se torne uma cidade de qualidade total”, explicou o presidente da CDL, Joancélio Peçanha.
Ele ressaltou, ainda, a importância de se ter um representante ativo, como membro de algum segmento do comércio, na entidade: “É importante para nós do CDL que haja este representante na Diretoria, para que ele possa usar as ferramentas que temos. Gostamos de compartilhar e de dar chance às pessoas de participarem com um cargo, para que tenham desenvolvimento e participação, pois quando a pessoa não tem comprometimento com a entidade e com a classe que representa, ocorre uma perda total de foco e objetivo”.
De acordo com Joancélio, a parceria da CDL com serviços de diversos segmentos pode trazer grandes benefícios para a cidade, a curto, médio e longo prazo: “É uma corrente muito grande, pois o consumidor pode encontrar serviços integrados de referência na cidade. Muita gente pode achar que não tem nada a ver a CDL fazer parceria com a equoterapia, mas é preciso perceber que quando os pais trazer os filhos para um tratamento de equoterapia, eles têm que almoçar, às vezes até ficam na cidade, compram roupas, procuram um hotel para dormir... Ou seja, tudo procede e vem a calhar dentro de um comércio forte”.
O presidente da CDL também destacou a busca de parceria com o comércio de outras cidades da região: “Não queremos, com nossas ações junto aos segmentos de Muriaé, deixar as cidades de fora isoladas... O CDL está pronto para que oficinas de outras cidades venham participar conosco. Temos ido a cidades vizinhas e oferecido parcerias também, porque o que hoje Muriaé tem como cidades próximas, são aquelas que ficam até mesmo a 100 km de distância daqui, cujos moradores procuram nosso município para concluir negócios em vários setores”, finalizou Joancélio Peçanha.