Patrocínio do Muriaé sofreu uma das maiores enchentes de sua história. No sábado, dia 25, as águas do rio Muriaé, que corta grande parte da cidade, e do rio Gavião, que passa pelo bairro Sapucaia, transbordaram invadindo diversas casas, ruas e bairros do Município. Inclusive a estrada de acesso à cidade pelo Sapucaia ficou completamente inundada.
Imediatamente, a Defesa Civil municipal iniciou a mudança das famílias das áreas de risco de inundação para imóveis da Prefeitura. Realizada a retirada das famílias e seus pertences das residências atingidas, iniciou todo um processo de atenção às famílias desabrigadas, documentação do grave momento a fim de que fosse reconhecido o Estado de
Emergência e, após as águas abaixarem, iniciou imediatamente o trabalho de recuperação do município.
A enchente do rio Muriaé chegou à praça principal da cidade (Getúlio Vargas) percorrendo várias ruas e avenidas do município. Já o rio Gavião invadiu várias casas e estabelecimentos comerciais no bairro Sapucaia até chegar a estrada que dá acesso a área mais urbanizada de Patrocinio do Muriaé.
O resultado foram mais 140 famílias atingidas, grande parte tendo que deixar suas casas, dirigindo-se para casas de parentes, amigos ou abrigos cedidos pela Prefeitura. O comércio central da cidade também foi afetado o que gerou prejuízo a vários comerciantes da pequena cidade da Zona da Mata, muito conhecida pelas confecções de roupas de bebê e crianças.
No momento da cheia, a Prefeitura concentrou todo o seu efetivo e frota para o transporte das famílias atingidas, levando-os para locais seguros, distante das áreas afetadas. Vários prédios públicos, como o Salão de Eventos, recém construindo e, ainda, não inaugurado, a quadra, dentre outros, estão sendo utilizados como abrigo. A partir daí, uma força tarefa foi criada para atuar em várias frentes. Equipes da Educação, Assistência Social e Cultura passaram a servir na Escola Municipal Carmem Campos Cardilo, no Centro, café da manhã, almoço e lanche a noite aos desabrigados.
Uma campanha de arrecadação de alimentos, material de higiene pessoal e de limpeza teve início e imediatamente após o recuo das águas, inicio a entrega de material de limpeza aos moradores das casas atingidas e de higiene pessoal aos que estão nos abrigos. Os alimentos serão distribuídos quando os desabrigados voltarem para suas casas, já que no momento têm todas às três refeições fornecidas pela Prefeitura. Também teve início, sob a coordenação da Assistência Social, o Cadastramento das famílias atingidas e levantamento das necessidades especificas de cada uma, tanto na região central, quanto na região do Sapucaia.
Além disso, iniciou-se na segunda-feira, dia 27 a limpeza das ruas com a retirada de lixos e entulhos e a lavagem da lama utilizando, inclusive, caminhões pipas clorados para desinfetar as ruas atingidas na cidade. O trabalho vem sendo realizado de forma planejada e minuciosa com o acompanhamento do chefe do Executivo, o prefeito Paulo Aziz Daher, que, inclusive, vem levantando a demanda de obras necessárias para recuperação total de Patrocínio do Muriaé.
A Saúde deu início ao processo de conscientização da população atingida que teve contato com as águas dos rios a fim de orientá-los quanto aos cuidados a serem tomados pós-enchente e o Pronto-Socorro do Município, que possui atendimento médico de emergência 24 horas, está voltado a priorizar o atendimento às pessoas que mantiveram contato com as águas dos rios que avançaram sobre a cidade.
Roupas arrecadas também por doações da comunidade e região já estão sendo doadas aos desabrigados no Salão Paroquial da Matriz Nossa Senhora do Patrocínio.
No mesmo dia em que a cidade foi invadida pelas águas dos rios Muriaé e Gavião, a Defesa Civil municipal deu entrada junto ao governo do Estado ao reconhecimento da Situação de Emergência, o que já foi reconhecido
pelo governador Romeu Zema na segunda-feira, dia 27. Com baixa fonte de arrecadação, mas com as finanças organizadas, a Prefeitura de Patrocínio do Muriaé já vem tomando as medidas emergenciais urgentes, mas necessitará do apoio financeiro dos governos estadual e federal para recuperação total do município e maior atenção às famílias atingidas.
Com a cidade já normalizada, as principais ruas já completamente limpas e os serviços básicos funcionando, o trabalho se concentra agora no retorno das famílias a suas moradias e na busca de recursos para suprir os desabrigados neste primeiro momento até que voltem a suas rotinas e recuperar os estragos causados em várias áreas públicas devido a força das águas.
"A Defesa Civil em Patrocínio do Muriaé foi ágil no desenvolvimento das ações emergenciais o que evitou mortes e perdas maiores ao município e a união de toda a equipe de servidores da Prefeitura e voluntários na limpeza e recuperação da cidade, apoio aos desabrigados, campanha de arrecadação de alimentos, material de limpeza, de higiene pessoal e roupas, além do fornecimento das refeições e a priorização de atendimento das pessoas atingidas pela Pronto-Atendimento foram crucias para superarmos este momento e podermos agora buscar recursos com a cidade já de volta a sua normalidade", explica o prefeito Paulo Aziz Daher.
Assessoria de Comunicação
Walace Nolasco