Com 50 anos de existência, o Centro Cenecista Educacional de Muriaé (CCEM) vem se destacando como uma das instituições educacionais mais relevantes da região, graças à sua competente atuação, embasada em princípios éticos sólidos, que primam pela valorização do ser humano e pelo compromisso com a comunidade.
A instituição conta com amplas instalações, equipamentos tecnológicos voltados para o bom desenvolvimento do processo educativo e com um dinâmico corpo de profissionais, formado por educadores altamente qualificados e capacitados para transmitir o conhecimento aos alunos, de forma eficiente e humanizada.
À frente da direção do Centro Cenecista Educacional de Muriaé encontra-se, atualmente, o advogado Leonardo Areal Carrizo, que acaba de assumir o principal cargo da instituição. “É um prazer e uma honra muito grande, mas essa idéia de assumir tal cargo nunca havia passado por minha cabeça, até mesmo porque a Rachel, nossa ex-diretora, fazia um trabalho brilhante. Quando surgiu a oportunidade, eu fiquei, inicialmente, meio reticente, meio desanimado de encarar essa situação, mas logo depois, pensando na necessidade da escola e na possibilidade de fazer um bom trabalho, eu repensei... E fiquei muito feliz de ser escolhido pelos meus colegas de trabalho como potencial candidato capaz de fazer algo pela escola”, justificou o novo diretor.
Ele também frisou que este é um momento de importante transição para o CCEM e aproveitou para esclarecer o boato de que a escola viria passando por dificuldades financeiras: “Havia alguns boatos maléficos, que davam conta de que a situação não estava muito boa, que até a diretora estava para sair. Mas quero esclarecer que a Rachel saiu por motivos particulares e até bastante felizes. Eu assumo agora com a sensação de alguém que começou a trabalhar na empresa como contínuo e consegue chegar ao cargo mais elevado da instituição. Tomara que eu tenha a força e a capacidade de fazer a diferença para esta escola”.
O novo diretor foi eleito pelo próprio corpo de profissionais do CCEM. Os professores se reuniram e escolheram alguns membros da equipe para serem candidatos e, após uma relativa disputa entre os candidatos, o advogado e professor foi eleito: “Foi um processo altamente democrático e bem diferente do que ocorre em empresas privadas, onde há indicação, orientações vindas de cima para baixo, enfim. É um processo que revela a nossa legitimidade, que permite que cada um se manifeste e que tenhamos uma integração maior entre os membros da equipe – desde os professores até nossos serventes”, completa Leonardo Carrizo.
Para ele, que é um ex-aluno do CCEM, e atua na instituição como professor, há nove anos, sua história de vida pode servir de estímulo para outros jovens: “Esta ascensão mostra o mérito da nossa escola e demonstra que nós damos oportunidade para que as pessoas possam ascender profissionalmente. Em momento algum nós deixamos os alunos sem a crença de que podem fazer seu próprio destino e alcançar altos cargos, altos vôos em sua vida profissional. Todos têm capacidade e nós fazemos o máximo possível para que nossos alunos tenham esse potencial reconhecido e possam desenvolver plenamente suas potencialidades.
Em relação às expectativas e à linha que pretende seguir à frente do CCEM, Leonardo Carrizo comentou: “Acredito que haja pouco a ser adaptado em relação ao processo pedagógico: “Mas nada é tão bom que não possa ser melhorado, não é? Dentro deste contexto, temos um plano pedagógico que é eficiente, é vencedor, e prova disso são os nossos resultados com os alunos nas ultimas décadas. Mas temos algumas mudanças a serem feitas em relação à estrutura física e ao desenvolvimento administrativo, e que estão sendo organizadas para que possamos produzir de uma forma cada vez mais eficiente. Quanto à equipe, temos certeza que nosso corpo docente é um dos mais qualificados da região e isso não sou eu que digo, são resultados dos professores em concursos e em certames públicos, que mostram que o CCEM conta com professores altamente capacitados e com facilidade para transmitir o que sabem aos alunos. Este é um elemento de interação que faz grande diferença, porque, na verdade, todos já conhecem a escola de longa data, e todo mundo veste a camisa com muita integridade, lealdade e força de trabalho. E é este um diferencial da escola em relação a todas as outras.
Entre as primeiras medidas a serem tomadas pelo novo diretor do CCEM está a busca de aproximação com os ex-alunos da instituição: “São 50 anos de história e nós temos o prazer de observar inúmeros empresários e pessoas bens sucedidas entre nossos ex-alunos. Queremos retomar este contato, apesar de, no Brasil, não haver a cultura de o ex-aluno ficar próximo da instituição onde fez sua formação educacional. Então, é preciso estimular isso, pois a escola precisa muito da presença e do nome de seus ex-alunos. Na verdade, cada ex-aluno é um outdoor vivo, um garoto propaganda da eficiência de nosso trabalho”, finalizou Leonardo Areal Carrizo.