Em 08/01/2020 às 10h39
Os pedidos de aposentadorias que entram nas novas regras da previdência estão parados no INSS. Seis sistemas que calculam os benefícios e a base de dados com informações de todos os contribuintes do país estão sendo ajustados para aplicar as novas regras. Uma força-tarefa formada pelo INSS, a secretaria de previdência e o dataprev, a empresa de tecnologia da previdência, é responsável pela mudança. Porém, o INSS não informa quando a operação deverá ser concluída, apenas que está em fase avançada de desenvolvimento.
A previdência também não informou quantos pedidos estão parados na fila. A última vez que o INSS divulgou esta informação foi em setembro do ano passado. Até então eram mais de um milhão e 600 mil solicitações e foram concedidas 713 mil novas aposentadorias.
Segundo o INSS, a concessão de benefícios como: salário maternidade, auxílio doença, auxílio reclusão, benefício de prestação continuada e a pensão especial para crianças com microcefalia decorrente do Zika vírus não foi interrompida. Além disso, pedidos de aposentadoria que se encaixam nas antigas regras da previdência estão sendo analisados normalmente.