Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 12/03/2010 às 14h11

HSP inaugura aparelho de HEMODINÂMICA

Na última quarta-feira (10), o Hospital São Paulo (HSP) reuniu sua equipe médica, funcionários e demais convidados para a inauguração do equipamento de Hemodinâmica, que irá permitir a realização de serviços médicos cirúrgicos em cardiologia, cirurgia vascular, angiologia, neurologia e neurocirurgia.
 
O serviço não é novo no HSP, já que a entidade já oferecia o serviço de hemodinâmica. Entretanto, agora o serviço é do HSP, que adquiriu aparelho ainda mais moderno.  “Na verdade, não estamos inaugurando um serviço novo, mas hoje podemos falar que o aparelho não é mais terceirizado, ele pertence ao Hospital São Paulo e ao Corpo Clínico”, explicou a administradora do HSP, Rita de Cássia Pereira de Castro.
 
O HSP atende hoje cerca de um milhão de pessoas vindas de Muriaé e toda microrregião. De acordo com o provedor da entidade, Messias Soares Vardiero, a nova aquisição só tende a melhorar este atendimento: “Conseguimos comprar esse equipamento através de uma parceria com o Banco do Brasil e ficamos felizes em poder entregar à comunidade um aparelho de hemodinâmica novinho e de ultima geração. Tenho certeza que ele será muito útil para todos os pacientes que procurarem o HSP na parte de cardiologia, pois, operado pelas mãos divinas dos médicos, esse equipamento irá permitir salvar muitas vidas”.
 
Na oportunidade, Messias Vardiero também fez um balanço de seu mandato à frente do Hospital São Paulo, que chega ao fim no próximo dia 22: “Eu me sinto com o espírito de dever cumprido. Apesar de alguns problemas, talvez até pessoais por parte de alguém, nós conseguimos trazer para o hospital três pavimentos: Pronto-atendimento para clientes particulares e de convênios, Unidade de Atendimento à Mulher, e mais um CTI. Com o fim do mandato, a vontade é de não continuar, não por causa de questão de salário – porque o provedor não recebe nada –, mas pelo fato de eu me sentir desgastado. Acho que já fiz alguma coisa por Muriaé e está na hora de eu descansar um pouco, mas vamos ver se eu consigo alguém para ficar no meu lugar, se não tiver ninguém, eu estou aqui e não vou deixar a peteca cair”, afirmou.
 
Presente à solenidade de inauguração do aparelho de hemodinâmica, o cardiologista da equipe do HSP, Dr. Edivar Pereira de Almeida, ressaltou os benefícios do equipamento adquirido pela instituição: “Ele irá possibilitar a realização de diversos exames, como a arteriografia cerebral, angiologia, cirurgia vascular e outros tratamentos. Hoje em dia, por exemplo, quando temos um paciente infartado, a primeira opção é fazer angioplastia primária, que coloca um dispositivo chamado “stend” para abrir a artéria, e isso é feito através deste equipamento de hemodinâmica. Ele também é importante para a parte de neurologia, porque permite tratar o aneurisma com a embolização, que é um procedimento de ultima geração, realizado por poucos centros cirúrgicos. Com o equipamento, o hospital adquire uma dinâmica nova, integrando o CTI I, que é mais geral, com o CTI II, recém-inaugurado, mais voltado para a parte cardiovascular, e isso nos dá um suporte melhor para atender aos pacientes de emergência da cardiologia, enfartado ou com derrame”, destacou Dr. Edivar.
 
Ele falou, ainda, sobre a questão do credenciamento do Hospital São Paulo na parte de cirurgia cardíaca: “Em 2006, o Hospital São Paulo teve um problema de credenciamento, e agora iremos correr atrás de nossos direitos. Porque o hospital é referência regional, em várias especialidades. Nada justifica existir um hospital com essa dimensão e, de repente, chegar um paciente do SUS e não poder ser atendido porque não temos credenciamento para isso. Mas vamos lutar para conseguir”.

Autor: Lúcio Vargas

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS