Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 26/12/2019 às 12h36

Maior parte da população acredita que redes sociais espalham mais notícias falsas que confiáveis

Dados de pesquisa do instituto Datafolha também revelam que 51% dos que usam o Whatsapp desistiram de fazer comentários ou de compartilhar conteúdos políticos para evitar brigas

Estima-se que mais da metade da população brasileira acha que redes sociais espalham mais fake news que informação verdadeira. Segundo pesquisa do instituto Datafolha, do jornal Folha de São Paulo, divulgada nesta terça-feira (24), 59% dos entrevistados desconfiam de informações por redes sociais.

A pesquisa também indicou outros comportamentos, como 51% dos que usam o Whatsapp desistiram de fazer comentários ou de compartilhar conteúdos políticos para evitar brigas.

Além disso, 27% disseram que saíram de grupos para não discutir, e 19% chegaram a deixar de seguir ou até bloquear amigos, familiares e empresas devido a posicionamentos políticos.

Ainda assim, 77% dos entrevistados acreditam que as redes sociais podem ajudar a dar voz a grupos sem espaço na sociedade; 54% acham que são muito importantes para fazer com que políticos prestem atenção em assuntos relevantes e 48% assumem que são muito importantes para criar movimentos sociais.

Vinícius Brandão
Formado em 2016, Vinícius trabalhou majoritariamente em agências de comunicação de empresas privadas e para o governo de Brasília. É fascinado em descobrir como trabalhar com novas mídias como podcasts e em redes sociais, e ganhou o prêmio de jornalismo Rui Bianchi na categoria webjornalismo.


Gazeta de Muriaé
HPMAIS