Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 14/12/2006 às 18h06

HSP completa dois anos de cirurgias bariátricas

  A maioria dos indivíduos obesos tenta por muitos anos perder peso, infelizmente sem obter sucesso. As numerosas dietas, algumas anunciadas como milagrosas, drogas supressoras de apetite e terapias comportamentais, atestam a grande dificuldade enfrentada pelos obesos para perder seu peso em excesso.

  Algumas destas estratégias de perda de peso podem ter êxito em pessoas com obesidade moderada, mas a maioria dos indivíduos com peso excessivo, acima de 45 kg, não conseguem benefícios com estas estratégias. A cirurgia é a única terapia aprovada para obesidade severa ou mórbida.

  Há dois anos a Casa de Caridade Hospital São Paulo vem oferecendo a população muriaeense e da região o serviço de cirurgia bariátrica, que começou a funcionar de uma forma eficaz e correta, pois segundo Dr. Renato Del Penho, Chefe da Equipe de Cirurgia Bariátrica do HSP, foi trazido um protocolo rigoroso dos dois maiores serviços do Brasil, que é o serviço do professor Arthur Garrido Junior, de São Paulo e do professor Barroso, do Rio de Janeiro. “Ao instalarmos esse protocolo, trouxemos junto uma experiência de grandes cirurgiões renomados no país e com resultados equiparados aos melhores serviços do mundo”, destacou Dr. Renato.

  Foi formada uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, onde todos os profissionais passaram por treinamento em serviços especializados no Rio de Janeiro, para que pudessem estar aptos a lidarem com pacientes bariátricos.

  - Hoje, ao completarmos dois anos desse serviço, temos uma alegria muito grande de ver que nossos resultados são extremamente satisfatórios e nossas estatísticas são comparadas aos melhores serviços do mundo. Temos um volume cirúrgico considerável, reconhecimento em nível da cidade e região, devido a um grande número de pacientes de fora.

  O Serviço de Cirurgia Bariátrica está crescendo cada vez mais; atualmente quase 200 pacientes estão na fila para realizar a cirurgia. “Durante as reuniões que fazemos mensalmente, os pacientes procuram saber o que é a cirurgia, porque ela acontece, os seus resultados e as pessoas já operadas falam do resultado obtido e o que mudou em sua vida”.

  - Somente o individuo obeso mórbido sabe o que a obesidade representa para ele a nível de baixa estima, de depressão, perda de emprego e doenças associados à obesidade, como hipertensão e diabetes, que são curáveis com esse tratamento cirúrgico.

  A paciente Mariana de Paula Malafaia Teixeira, passou pela cirurgia no início em que ela foi implantada no Hospital São Paulo e, hoje, dois anos depois, ressalta: A cirurgia replantou um reviver em nossas vidas, não só na minha, mas também em todas as pessoas que por ela passaram; nesses anos eu já eliminei 70 quilos.

  Segundo Dr. Renato Del Penho, este é um momento de muita alegria, satisfação para toda a equipe e de agradecimento a diretoria do Hospital São Paulo, que através do seu provedor Oscar Lisboa, deu todo apoio necessário para que fosse possível desempenhar esse serviço: “hoje só temos que agradecer a confiança depositada em nós”, concluiu Dr. Renato.

Autor: Leonardo de Castro

Fonte: HSP



Gazeta de Muriaé
HPMAIS