Neste último final de semana, dia 30/11 (sábado), A AMAI - Associação Mineira de Árbitros Independente, com sede na cidade de Muriaé - MG, realizou a sua primeira festa de confraternização de final de ano. A citada confraternização teve como objetivo comemorar os trabalhos realizados pelos seus associados no ano de 2019, e o sucesso alcançado com a arbitragem nos diversos campeonatos, incluindo Muriaé e região. Segundo o seu vice-presidente, Roberto Carlos, a AMAI foi criada esse ano, onde alguns árbitros fundadores, originários da antiga associação de árbitros, insatisfeitos, buscaram a criação de uma nova associação.
Segundo seu vice-presidente, atualmente a associação tem como presidente Rogério Lúcio de Oliveira Silva, vice Roberto Carlos, diretor de árbitro Edson Rezende, tesoureiro Fausto Silva, secretário Antônio José Moreira "Toninho", e como contador João Paulo. A AMAI atualmente possuí 22 associados ativos e contribuintes. Nesse ano de 2019, a AMAI atuou com prestação de serviços em vários campeonatos de futebol da região, incluindo os campeonatos regionais da Liga Esportiva de Cataguases, e o charmosíssimo Regional da Liga de Ubá. Além de campeonatos de futebol nas cidades de Palma, Miradouro (AMA) e Monte Alverne, Laranjal, Recreio, Dona Euzébia, Astolfo Dutra, Natividade/RJ, Mercês, Paiva, Oliveira Fortes, Aracitaba e no Clube dos Bancários em Muriaé.
De acordo com, Roberto Carlos, a criação da AMAI veio com objetivo de mudar o patamar da arbitragem de futebol em Muriaé e na região, tentando trazer um profissionalismo à arbitragem do futebol amador. E que em primeiro momento, o objetivo foi alcançado com lourvor nesse ano de 2019, porém ainda precisa melhorar muita coisa." Ainda segundo seu vice-presidente, a AMAI hoje está totalmente legalizada, possuindo CNPJ, estatuto próprio, conta bancária e com emissão de nota fiscal. Roberto Carlos ainda nos informou que os objetivos para o ano de 2020 são mais ambiciosos, incluindo o aumento do numero de associados, implantação de treinamentos teóricos e práticos, e a melhora no treinamento físico, com a utilização de profissionais formados em educação física.
Na festa de confraternização da AMAI, várias autoridades do segmento do futebol da região, incluindo o presidente da Liga Esportiva de Cataguases, o senhor Paulo Santana, e o presidente da Liga Esportiva de Ubá, o senhor Nicolino, estiveram prestigiando o evento. Além de elogiarem a iniciativa e a busca da associação na melhoria da qualidade da arbitragem na região, e na busca da melhora do profissional como pessoa.